Industria Pira
Dissertações: Industria Pira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dannymouza • 5/3/2015 • 400 Palavras (2 Páginas) • 296 Visualizações
aulas
consultoria
finanç pessoais
cursos
conteúdo
links
Crédito, Débito, Método das Partidas Dobradas e Razonetes
escrito em setembro de 2011
revisto em outubro de 2014
Introdução
Razonetes, Débito e Crédito
O Método das Partidas Dobradas
Registros em Diário e Razão ocultar
Embora os registros em Diário e Razão sejam feitos eletronicamente, em sistemas integrados, muitos professores pedem que sejam feitos lançamentos manuais em Diário e Razão. Isso tem uma finalidade didática importante, pois assim aprende-se a lógica dos lançamentos.
O Diário segue uma ordem cronológica, em que são lançados os débitos e créditos (nessa ordem, primeiro o(s) débito(s) e depois o(s) crédito(s)) e uma breve descrição (histórico) do lançamento. O Razão basicamente separa os lançamentos do Diário por conta.
O formato dos lançamentos pode variar, mas a essência é essa descrita. O Diário pode ter apenas uma coluna para o valor e uma coluna para definir se é débito ou crédito (D ou C); pode ter duas colunas, uma para débito e outra para crédito, entre outras variações. O Razão também apresenta variações na forma.
Vou usar os lançamentos da seção anterior para exemplificar os registros em Diário e Razão. Vamos supor que tanto a compra de matéria-prima quanto a venda ocorreram em 02/10/14.
Isso é apenas uma forma bem simplificada de registro, para ilustrar a essência dos lançamentos no Diário e no Razão. Obviamente esses lançamentos são eletrônicos, mas a intenção desse tipo de exercício é que se entenda a ideia por trás dos registros.
CP significa contrapartida, ou seja, a(s) conta(s) que recebeu(ram) o débito ou crédito correspondente, de acordo com o princípio da partida dobrada. S significa saldo, é o saldo da conta após o lançamento. Veja que é preciso especificar se esse saldo é credor ou devedor.
Veja que no Diário fizemos os registros em sequência, de forma contínua. Fizemos o lançamento da compra de matéria-prima, começando pelo débito (conta estoque) e depois o crédito (conta fornecedores), e depois uma breve descrição do fato que originou o registro.
Os lançamentos no Razão não acrescentam nada novo com relação ao que foi registrado no Diário, mas aqui a ideia é separar por contas. O Razão não é um livro contínuo como o Diário, mas formado por fichas, sendo uma ficha para cada conta.
Exercício resolvido
Bibliografia utilizada:
MARION, J. C. Contabilidade empresarial. 15ª Edição. São Paulo: Editora Atlas, 2009.
Renato - (11) 2579.6242 / 9.6282.6124 - neyrenato@gmail.com - São Paulo SP
...