Integração social
Tese: Integração social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mastrangi • 27/10/2013 • Tese • 1.456 Palavras (6 Páginas) • 203 Visualizações
Vive-se nos dias de hoje baixos niveis de aprendizagem resultando no fracasso escolar,sendo assim é necessario uma nova cultura de aprendizagem,vendo que as tecnologias da informação criando novas formas de distribuir socialmente o conhecimento.
Diante deste contexto,o professor,mesmo em pequenas proporções esta buscando apropriar-se de formas novas de aprender ,acredita-se então que nova forma da apendizagem exige um novo publico de alunos e professores que se tornarão mudanças possivel
Este trabalho relata uma experiência em sala de aula, utilizando a pedagogia de projeto como
prática educativa na disciplina de Química, de uma escola pública do Estado de São Paulo.
Escolhemos a pedagogia de projetos porque acreditamos que ela atende às expectativas da
escola, pois com ela podemos trabalhar os conteúdos disciplinares promovendo competências
e habilidades, possibilitando o aprender a aprender. Os projetos devem partir de um tema ou
problema, que poderá fazer parte do cotidiano do aluno ou dos conteúdos curriculares. Em
comum acordo, água foi o tema escolhido, além de fazer parte do currículo, possui grande
relevância para a comunidade estudada. Por ser esse tema abrangente, onde se podem explorar
. Mas, ao final dos três meses observamos que
conseguimos superar parte desses desafios. A maioria dos alunos aprendeu a selecionar
textos com boas referências, redigir seus projetos, realizar pesquisas em grupos, improvisar
material de baixo custo para apresentarem os resultados de suas pesquisas, por meio de
seminários e demonstrações expositivas. Conseguiram relacionar os conceitos químicos e
ambientais envolvidos em cada um dos subtema.
Os processos de ensino-apren
A intenção deste trabalho foi a de mostrar a importância da diversidade de práticas pedagógicas, usando diferentes dinâmicas, como meio para promover a construção do conhecimento pelo aprendiz. Trabalhar com projetos pode constituir-se em um contexto
favorável, porém cabe ao professor a tarefa de saber explorar pedagogicamente as potencialidades que o desenvolvimento do projeto propicia e entender que levar a cabo um projeto não significa necessariamente que o aluno construiu conhecimento. Para tanto, este professor precisa estar preparado para recriar sua prática, articulando diferentes interesses e necessidades dos alunos, o contexto, a realidade e a sua intencionalidade pedagógica. Como educador, ele deve estar consciente da direção que as atividades educacionais devem assumir e que objetivos devem ser atingidos. Isto significa que a prática do professor deve ser orientada por uma pedagogia relacional e muito mais complexa do que simplesmente dizer que é construtivista ou que é baseada no desenvolvimento de projetos. Na verdade, o mundo está ficando mumais sofisticado e exigindo soluções educacionais mais profundas do que uma simples troca de terminologia.
O texto começa fazendo uma reflexão sobre os beneficios que a informatica vem fazendo para a educação,sendo que essa nova tecnologia é de grande auxilio para os educadores e facilita o trabalho dos mesmos,fazendo com que a escola fique mais moderna e atualizada.No decorrer do livro o autorfala sobre curriculos pois tem que ser antes de tudo uma reflexão e planejamento onde se pode pensar em uma reflexão global dos valores do ser humano,também se retrata a visãoque nem todos nós temos .
.
Uma das conseqüências dessas discussõesfoi a organização de metas de trabalho ao longo dos anos, entre as quais está a formação de um espaço de conversa entre educadorese grupos de apoio. Surge, então, o projeto deOficinas, desenvolvido com os grupos de limpeza, cozinha e lactário, que tinha como proposta não somente a confecção de materiaise brinquedos, mas um espaço para a forma das suas brincadeiras de infancia desses funcionários. Durante os trabalhos, havia troca de experiências, discussõessobre o desenvolvimento infantil, bem como o resgate da memória desse grupo em relação a sua infancia.
O processo de estruturação do projetoeducacional ocorreu nos diferentes segmentos da creche, resultado de um trabalho coletivo. Agora, temos diferentes espaços organizados para diálogo, discussões, planejamento e contrução desse trabalho.
Tema: Inclusão social
JUSTIFICATIVA:
Nos dias de hoje muito se fala em inclusão, mas colocar crianças diferentes dentro de um mesmo espaço não significa inclusão. Incluir é reconhecer o outro, compartilhar, interagir e aprender com a diversidade. O papel da educação inclusiva é acolher a todos sem exceção, é garantir uma educação igualitária, onde todos possam aprender com a vivência com o outro.
A escola deve proporcionar aos educandos uma visão ampla de sociedade, pois estes refletirão no dia-a-dia as ações vividas em sala de aula. Todos ganharão com uma escola inclusiva, pois se aprenderem a conviver com as diferenças desde a infância, se tornarão adultos sem preconceitos. Se a inclusão não ocorrer de fato, estas pessoas podem ter uma vida cidadã pela metade, no qual dependerão sempre de outras pessoas, não reconhecendo seus direitos e não explorando suas capacidades.
Diante de tais fatos, o ensino de arte pode auxiliar neste processo de inclusão, pois desperta a criatividade, a sensibilidade e o senso estético, através da manipulação de diversos tipos de materiais e dialogo entre os integrantes da turma.
Conteúdos curriculares
• Musicalização;
• Linguagem corporal e oral;
• Artes visuais.
Faixa etária/série: 6 anos - 1º ano.
AREAS DO CONHECIMENTO Conteúdo Habilidades
Português Musicalização – apreciação de diferentes ritmos de música.
- Montagem de paródias a partir das músicas trabalhadas. Interpretações
...