Introdução Ao Direito
Exames: Introdução Ao Direito. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: wildemberg • 4/11/2014 • 385 Palavras (2 Páginas) • 312 Visualizações
A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
SENSO COMUM:
CONHECIMENTO DA REALIDADE - é o Conhecimento acumulado no cotidiano. É no cotidiado que tudo flui ao ponto de permitir, que possamos descobrir nossa realidade, saber entender determinadas coisas, como por exemplo, saber fazer uma dor de cabeça melhorar, com um chá de camomila, sem nunca ter estudado sobre tal Eva, saber o tempo que leva para atravessar uma rua, antes que o carro nos alcance.
A psicologia como ciência humana, permite ter um conhecimento abrangente do homem, sobre o mundo que o cerca, sobre suas emoções, seus sentimentos, inquietude, angústias, questionamento aprendizagem, sobre seu desenvolvimento e com isso um conhecimento maior sobre a vida . Como ciência a psicologia.
A diversidade de objetos da Psicologia é explicada pelo fato deste campo do conhecimento ter-se constituído como área de concepção de conhecimento científico só muito recentemente (final do século XIX), a despeito de existir há muito tempo na Filosofia enquanto preocupação humana. Esse fato é importante, já que a ciência se caracteriza pela exatidão de sua construção teórica, e, quando a ciência é muito nova, ela não teve tempo ainda de apresentar teorias acabadas e definitivas, que permitam determinar com maior precisão seu objeto de estudo.
Um outro motivo que contribui para dificultar uma clara definição de objeto da psicologia é o fato de o cientista - o pesquisador - confundir-se com o objeto a ser pesquisado. No sentido mais amplo, o objeto de estudo da Psicologia é o homem, e neste caso o pesquisador está inserido na categoria a ser estudada. Assim, a concepção de homem que o pesquisador traz consigo "contamina" inevitavelmente a sua pesquisa em Psicologia. Isso ocorre porque há diferentes concepções de homem.
Subjetividade como objeto da psicologia, trata-se ao mundo de idéias a parti de um sujeito entre suas relações sociais de seus comportamentos a maneira de sentir, pensar fantasias se comportar de forma individualmente.
A psicologia e o misticismo, a psicologia é uma área da ciência, isto é, antes de afirmar qualquer coisa ela faz estudos, experimentos e se baseia na possibilidade de repetição daquele resultado. Claro que como ela lida com seres humanos, ela não é uma matéria exata, mas se baseia em princípios científicos para existir. Já o misticismo não tem esse compromisso, não se faz estudos e sim aceita-se o que é apresentado.
...