Introdução ao pensamento científico sobre social: Renascença e ilustração
Relatório de pesquisa: Introdução ao pensamento científico sobre social: Renascença e ilustração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Enalyaht • 9/10/2014 • Relatório de pesquisa • 1.214 Palavras (5 Páginas) • 409 Visualizações
P. 1Apostila Ciencias Sociais 2
Apostila Ciencias Sociais 2
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Aula – 011. Introdução ao pensamento científico sobre o social: Renascimento e Ilustração
Nesta unidade, temos como objetivo compreender os fundamentos sob os quaiso capitalismo se desenvolveu na Europa a partir do século XVI. Para isso, vamosanalisar dois movimentos intelectuais que levaram a mudança de mentalidade na épocae propiciaram o desenvolvimento da sociedade moderna: o Renascimento e aIlustração. Com a analise do pensamento de autores como Rousseau, Maquiavel eComte, é possível compreender as transformações sociais que culminaram com aformação do mundo moderno, capitalista, que é o que pretendemos analisar no decorrerdeste curso.A partir do século XV significativas mudanças ocorrem na Europa, queculminaram com a crise do sistema feudal. Inicia-se uma nova era não só para aorganização do trabalho, o conhecimento humano também sofre modificações. O serhumano deixa de apenas explicar ou questionar racionalmente a natureza, para sepreocupar com a questão de como utilizá-la melhor. Essa nova forma de conhecimentoda natureza e da sociedade, na qual a experimentação e a observação são fundamentais,aparece neste momento, representada pelo pensamento de Maquiavel (1469-1527),Galileu Galilei (1564-1642), Francis Bacon (1561-1626), René Descartes (1596-1650).O pensamento social do Renascimento se expressa na criação imaginária demundos ideais que mostrariam como a realidade deveria ser, sugerindo, entretanto, quetal sociedade seria construída pelos homens com sua ação e não pela crença ou pela fé.Thomas Morus (1478-1535) em
A Utopia
defende a igualdade e a concórdia.Concebe um modelo de sociedade no qual todos têm as mesmas condições de vida eexecutam em rodízio os mesmos trabalhos.Maquiavel em sua obra
O Príncipe
afirma que o destino da sociedade dependeda ação dos governantes. Analisa as condições de fazer conquistas, reinar e manter opoder. A importância dessa obra reside no tratamento dado ao poder, que passa a servisto a partir da razão e da habilidade do governante para se manter no poder, separandoa análise do exercício do poder da ética.
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Segundo (COSTA: 2005,p.35) as idéias de Thomas Morus e Maquiavelexpressam os valores de uma sociedade em mudança, portadora de uma visão laica*dasociedade e do poder.Com a Ilustração*, as idéias de racionalidade e liberdade se convertem emvalores supremos. A racionalidade aqui é compreendida como a capacidade humana depensar e escolher. Liberdade significa que as relações entre os homens deveriam serpautadas na liberdade contratual, no plano político isto significa a livre escolha dosgovernantes, colocando em xeque o poder dos monarcas. Os filósofos iluministasconcebiam a política como uma coletividade organizada e contratual. O poder passa aser visto como uma construção lógica e jurídica.Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) em sua obra
O contrato social,
afirma que abase da sociedade estava no interesse comum pela vida social, no consentimentounânime dos homens em renunciar as suas vontades em favor de toda a comunidade(COSTA: 2005, p. 48). Rousseau identificou na propriedade privada a fonte dasinjustiças sociais e defendeu um modelo de sociedade pautada em princípios deigualdade.Diferentemente de Rousseau, John Locke (1632-1704) reconhecia entre osdireitos individuais e o respeito à propriedade. Defendia que os princípios deorganização social fossem codificados em torna de uma Constituição.Concluímos que a sociologia pré-científica é caracterizada por estudos sobre avida social que não tinham como preocupação central conhecer a realidade como elaera, e sim propor formas ideais de organização social. O pensamento filosófico de então, já concebia diferenças entre indivíduo e coletividade, e como afirma (COSTA:2005,p.49)
“Mas, presos ainda ao princípio da individualidade, esses filósofos entendiam avida coletiva como a fusão de sujeitos, possibilitada pela manifestação explícita dassuas vontades”.
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Questão resolvida:
O renascimento é considerado um dos mais importantes momentos da história do Ocidente, entendidocomo o momento da ruptura entre o mundo medieval, com características de sociedade agrária,estamental, teocrática e fundiária e o mundo moderno, urbano, burguês e comercial. Neste períodoemerge um novo pensamento social que tem por base:
a-) Estímulo ao individualismo, rejeição ao pensamento religioso, valorização da razão.
b-) Estímulo à atrividade agrária, rejeição do pensamento racional e valorização da igreja.c-) Estímulo à vida coletiva, rejeição ao pensamento religioso e valorização das práticasconsideradas mágicas.d-) Estímulo ao individualismo, rejeição ao pensamento racional e valorização da igreja.e-) Estímulo a atividade manufatureira, rejeição ao pensamento científico e valorização dopensamento mágico.
2. O pensamento científico sobre o Social
A preocupação em conhecer e explicar os fenômenos sociais sempre foi umapreocupação da humanidade. Porém a explicação com base científica é fruto dasociedade moderna, industrial e capitalista. A Sociologia como ciência, surgiu no séculoXIX e significou
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