TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Invictus

Por:   •  4/6/2015  •  Resenha  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 4

John Carlin

  • John Carlin nasceu a 12 de Maio de 1956 e é jornalista destacando-se na área do desporto e da política
  • Carlin nasceu de um pai escocês e mãe espanhola. Ele passou os primeiros três anos de sua vida no norte de Londres, antes de se mudar para Buenos Aires, Argentina, devido ao lançamento de seu pai para a Embaixada Britânica . Depois de voltar para a Inglaterra, ele foi educado na St. George College, Weybridge, e passou a ganhar um mestrado em Inglês e Literatura da Universidade de Oxford.
  • Carlin foi entretanto para a África do Sul sendo chefe da sucursal do The Independent 1989-1995. Em 1993, Carlin escreveu um trabalho com a assinatura da BBC, o seu primeiro trabalho na televisão. De 1995-1998, ele era o chefe do escritório dos Estados Unidos para The Independent on Sunday.
  • Em 1998, Carlin juntou-se El País, o principal jornal do mundo em língua espanhola, onde ele permanece trabalhando como escritor sénior internacional, com sede em Barcelona
  • Atualmente é um jornalista premiado que colabora com algumas das publicações mais prestigiadas a nível mundial, incluindo o Times, o Observer, o New York Times, o Wall Street Journal e a TIME

Adaptação histórica:

  • Apartheid - O apartheid [apartáid]1 (significando "separação") foi um regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994 pelos sucessivos governos do Partido Nacional na África do Sul, no qual os direitos da grande maioria dos habitantes foram cerceados pelo governo formado pela minoria branca.
  • Nelson Mandela - Nelson Rolihlahla Mandela (Mvezo, 18 de julho de 1918 — Joanesburgo, 5 de dezembro de 2013) foi um advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993, e pai da moderna nação sul-africana,2 onde é normalmente referido como Madiba (nome do seu clã) ou Tata ('Pai').

Personagens:

  • Francois Piennar - Ficou conhecido como o capitão da Seleção Sul-Africana que se sagrou campeã do Campeonato do Mundo de Rugby, na própria África do Sul. Este título foi extremamente importante para o país, pois aconteceu pouco depois do fim do Apartheid e contra uma lenda do rugby, os All Blacks da Nova Zelândia( que chegou à final com grandes goleadas,), cuja geração do momento é considerada uma das melhores dentre todos os desportos. Por sua vez, a seleção sul-africana de rugby, desporto preferido dos brancos locais, era associada ao antigo regime de discriminação social e, com isso, desprezada (juntamente com este desporto) pelos negros
  • Nelson Mandela - Recém-eleito, o presidente Nelson Mandela defendeu o apoio a Piennar , cujo sucesso ajudou a oferecer um sentimento de união a um país marcado pela segregação, encontrando um meio-termo entre as aspirações da maioria negra oprimida e os temores da minoria branca, com sua hegemonia secular no poder interrompida;5 a foto em que Mandela entrega a Taça Webb Ellis a Pienaar é uma das mais famosas do desporto sul-africano
  • Springbooks - A Seleção Sul-Africana de Rugby Union é a equipe representante do rugby union da África do Sul. O seu apelido é Springboks, uma espécie de antílope(grupo variado de mamíferos bovídeos) da fauna local. Trata-se de uma das cinco maiores seleções do rugby union mundial, tendo sido campeã da Copa do Mundo de 1995 e Copa do Mundo de 2007.

Enredo:

Depois de passar vinte e sete anos de sua vida numa prisão, Nelson Mandela é libertado e eleito presidente da África do Sul. No seu primeiro dia de mandato, ele vê  que todos os funcionários brancos do seu gabinete estavam a arrumar as suas coisas para se irem embora, achando que seriam demitidos. Para eles, um presidente negro só poderia confiar em pessoas da sua cor. Mandela causa surpresa a todos quando pede que os funcionários brancos fiquem. Logo depois, o chefe da segurança pessoal de Mandela recebe para trabalhar com ele uma equipe de agentes brancos, que logicamente são mal recebidos. Mandela mantêm também esses agentes brancos, unindo assim as duas raças em sua equipe de trabalho.
Consciente de que seu país continua sendo racista e economicamente dividido, sua meta é acabar definitivamente com essa separação em toda a África do Sul. Com a proximidade da Copa do Mundo de Rugby - desporto muito popular entre os sul-afrianos - que irá acontecer pela primeira vez no país, Mandela vê no desporto uma possível solução para unir toda a população. O plano de Mandela é unir negros e brancos por um mesmo ideal, incentivando o time para que seja campeão, Essa tarefa parece impossível, pois de um lado está a parte negra da população, querendo o fim da equipe que para eles ainda representa o Apartheid. Do outro a parte branca, que está bastante desacreditada no time que coleciona derrotas. Mandela então convida para uma reunião, o capitão da equipe de rugby, François Pienaar e com o incentivo de Mandela a equipe resgata sua auto-estima, passa a vencer os jogos e consegue chegar a final da copa. E após um jogo muito difícil é campeã. O plano de Mandela deu certo, a África do Sul é só alegria, negros e brancos comemoram juntos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (123.8 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com