Legislação Previdenciária E Trabalhista
Exames: Legislação Previdenciária E Trabalhista. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CamilaMichel • 17/6/2013 • 341 Palavras (2 Páginas) • 429 Visualizações
1) O que caracteriza e identifica:
a- Trabalhador autônomo
Não tem vinculo empregatício porque falta o requisito da subordinação, o qual rege-se segundo suas próprias leis "se autogoverna". Exemplo: advogado, médico, representante comercial, etc.
b- Trabalhador eventual
Não tem vinculo empregatício porque falta o requisito da habitualidade, já que realizam um trabalho de curta duração e de forma descontínua. Exemplo: boia-fria que cada dia trabalha em uma fazenda diferente e o chapa que faz carga e descarga de mercadorias em caminhões diferentes a cada dia.
c- Trabalhador voluntário
Não é considerado empregado, uma vez que presta serviços não onerosos, ou seja, a pessoa física que presta serviços sem remuneração a entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada com finalidade não lucrativa. O trabalhador poderá ser ressarcido pela entidade, das despesas.
d- Trabalhador avulso
Trabalhador que executa suas atividades de natureza urbana ou rural sem vinculo empregatício em diversas empresas, exemplo: trabalhador da orla marítima (estivador), conferente de carga e carregador. São equiparados aos trabalhadores com vínculo empregatício sendo-lhes garantida a igualdade de direitos como determina a lei.
e- Estagiário
São estudantes que conceituam como ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho. Visa a preparação para o trabalho produtivo de educando que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional de ensino médio da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental de jovens e adultos.
2) Destaque algumas obrigações da instituição de ensino em relação aos estagiário.
* Celebrar termo de compromisso com o educando ou com seu representante legal;
* Avaliar as instalações da parte concedente do estágio e sua adequação a formação cultural e profissional do educando.
* Indicar professor orientador, da área a ser desenvolvida no estágio como responsável pelo acompanhamento e avaliação das atividades.
* Exigir do educando a apresentação periódica, em prazo não superior a 6 meses, de relatório das atividades.
* Zelar pelo cumprimento do termo de compromisso.
* Elaborar normas complementares em instrumentos de avaliação dos estágios de seus educandos;
* Comunicar a parte concedendo do estágio, no início do período letivo, as datas de realização de avaliações escolares e acadêmicas.
...