Liderança E Motivação
Pesquisas Acadêmicas: Liderança E Motivação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Processamento123 • 17/6/2013 • 7.894 Palavras (32 Páginas) • 442 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Com o advento da globalização as organizações passam cada vez mais por transformações crescentes ligadas aos avanços na área científica e tecnológica, as quais levam as modificações não apenas de equipamentos, mas também nos processos de trabalho e na gestão de pessoas. Nesse cenário marcado por intensas mudanças verifica-se nas organizações a importância de investir no capital humano e no desenvolvimento de habilidades que possam contribuir para o seu sucesso.
Neste contexto, a figura do líder ganha destaque, pois possui a capacidade de influenciar um grupo e ajudá-lo a atingir suas metas. Para tanto, o líder precisa promover certos mecanismos que apóiam o relacionamento e o desenvolvimento da equipe de trabalho.
Na busca de conseguir um ponto de congruência com seus liderados, o líder deve colocar como foco principal a integração e a motivação da equipe de trabalho, a fim de mitigar possíveis problemas de relacionamentos interpessoais.
Para tanto, é necessário que a organização resgate valores que reforcem a importância e a necessidade de capacitar seus líderes, seja por meio de palestras ou treinamentos, visando melhorar o relacionamento destes com seus liderados, bem como promover um ambiente mais harmônico e produtivo.
Para impulsionar as equipes no cumprimento das metas e atingir um estágio de competitividade saudável entre seus membros, o líder precisa estar motivado e procurar desenvolver uma relação de confiança entre os membros da organização, por meio de atitudes éticas e transparentes.
Percebe-se que conquistar a confiança dos membros da equipe passou a ser um fator fundamental para o líder, no processo de desenvolvimento e transformação na relação interpessoal dos funcionários. A diminuição dos conflitos existentes na organização é uma das habilidades que o líder precisa desenvolver para atrair o interesse das pessoas.
O relacionamento interpessoal ainda é um dos grandes paradigmas, uma vez que as pessoas trazem valores diferentes para dentro das organizações e precisam se adaptar a novos valores impostos pelas mesmas. Essas diferenças estão ligadas diretamente ao comportamento e ao desempenho das pessoas e o líder precisa estar atento a essas mudanças, pois isso poderá ser um diferencial em relação à motivação da equipe.
A influência motivacional no processo de interação e desenvolvimento nos aspectos sociais, profissionais e de aprendizagem dos funcionários, se faz por meio da habilidade do líder em influenciar de forma positiva e capacitar a sua equipe de trabalho. Nesse aspecto, o líder precisa ter e/ou desenvolver habilidades que permitam conhecer bem seus liderados, identificando seus potenciais e suas fragilidades, bem como saber ouvir, dar e receber feedback, influenciar o desenvolvimento da equipe, promover mudanças que estimulem o aprendizado.
A partir do estudo sobre liderança pretende-se conhecer e analisar os fatores que levam os líderes a exercerem influência na motivação da equipe, pois a liderança representa uma combinação de fatores que leva os liderados a seguirem o líder.
A liderança é um dos temas mais estudados e que ainda tem despertado interesse nas pessoas e nas organizações, haja vista, que a habilidade em influenciar as pessoas, poderá ser um dos fatores determinantes para que o líder ajude no seu desenvolvimento e na sua capacitação.
Um desses fatores que se pretende mostrar neste trabalho é que o desempenho dos liderados pode estar ligado diretamente, as habilidades interpessoais desenvolvidas pelos líderes nas organizações e que a importância dessas habilidades, pode ser determinante para o aprendizado e para as pessoas no processo de mudança organizacional.
2 PROBLEMA
Uma vez expostas as considerações anteriores, esta pesquisa interroga: Quais os fatores que levam os líderes a exercer influência na motivação da equipe?
3 JUSTIFICATIVA
Na busca de respostas para se obter um relacionamento estável entre os membros de uma organização o tema liderança tem sido um dos mais estudado nos últimos tempos por especialistas em Recursos Humanos e Administração. Tanto é que as organizações têm investido em treinamentos para motivar líderes e liderados na busca de mitigar os conflitos e atingir as metas.
Nos tempos atuais, existe uma tendência cada vez maior das organizações contratarem profissionais, a fim de treinar os seus funcionários, para o exercício da função de liderança em equipes. Embora tais práticas favoreçam o desempenho destes funcionários, cabe salientar que a liderança não pode ser imposta ou determinada através de treinamento, pois, a liderança é conquistada através do relacionamento das pessoas como em todos os seguimentos da vida. A aceitação do líder acontece de uma forma natural e não pela imposição.
Nesse aspecto, faz-se necessário verificarmos dentro das organizações quais são os funcionários que possuem essas características, para incentivá-los a exercerem a liderança e com isso, alcançar as metas pretendidas pelas organizações.
De acordo com Briner (1997), é preciso acreditar ardentemente no que se faz para ter um sucesso expressivo e ser capaz de instilar em seus colaboradores um pouco de entusiasmo.
A essência da liderança está baseada na confiaça. O valor depositado produz o acesso do líder ao conhecimento, ao desenvolvimento do pensamento criativo das pessoas e à cooperação de sua equipe. Para resolver os problemas do dia-a-dia da organização, os funcionários precisam confiar no líder, estar dispostos a seguir as suas orientações, pois o grau de confiança que as pessoas depositam nele é que irá revelar o tipo de líder que ele têm sido.
É impossível liderar ou ser liderado por pessoas que não confiamos, precisamos desenvolver habilidades para trazer as pessoas para próximo de nós e ganharmos a confiaça delas. A instabilidade e as mudanças também contribuem para a deteriorização do relacionamento pessoal entre líder e liderado, pois tanto a instabilidade no trabalho, quanto as mudanças geram conflitos. Para tanto, é necessário que o líder atue de forma transparente, justa, verdadeira e consistente, para que as pessoas possam confiar nele. O nível de aceitação e confiança que será conquistado pelo líder dependerá de suas habilidades interpessoais.
Um dos grandes problemas enfrentados pelos líderes é que a maioria das pessoas pensam que conhecem as caracteristicas dos bons líderes, entretanto, Robbins (2003), afirma que os
...