METALURGIA DE COBRE - PREPARAÇÃO
Relatório de pesquisa: METALURGIA DE COBRE - PREPARAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dandan_guita • 7/6/2014 • Relatório de pesquisa • 396 Palavras (2 Páginas) • 320 Visualizações
COBRE E SUAS LIGAS
Kelly A. Cardoso1; Marcel F. dos Santos1
1Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC / Departamento de Engenharia de Materiais, Campus I, Av. Universitária nº 1105.
Resumo: O cobre e suas ligas são extensivamente utilizados em várias aplicações desde a metalurgia até mesmo como peças decorativas. Os elementos de liga são adicionados ao cobre com o intuito de melhorar algumas características como resistência mecânica, ductilidade e estabilidade térmica.
Em síntese serão abordados três artigos técnicos a respeito do metal cobre em aplicações tecnológicas atuais e bem diferenciadas.
Palavras-Chave: Cobre, ligas de cobre, aplicações tecnológicas.
Área do Conhecimento: Metais.
INTRODUÇÃO
ORIGEM
A palavra cobre é derivada de “cuprum”, que significa metal da ilha de Chipre, onde foi descoberto em estado natural durante a Antigüidade. Atualmente, é obtido a partir de minérios, sendo os mais divulgados os minérios sulfurados. Existem minas na Inglaterra, Rússia, Egito, Japão, Estados Unidos e Congo.
Dois destes minérios destacaram-se em primeiro plano:
- A calcopirita (Cu2S + Fe2S3) cujo teor em cobre é de 34,5 %.
- A calcosita (Cu2S) contendo cerca de 80 % de cobre.
Os minérios oxidados e carbonatados também são encontrados freqüentemente:
- A cuprita (Cu2O), óxido de cobre,
- A azurita (2 CuCo3), carbonato de cobre.
Uma observação geral deve ser feita sobre o local das jazidas de minérios de cobre: há predominância de minérios oxidados na superfície, os minérios sulfurados encontrando-se, pelo contrário, em profundidade. [1]
METALURGIA DO COBRE – PREPARAÇÃO
É pelo calor que são geralmente tratados o minério de cobre, mas a par da termometalurgia, existe um processo de extração eletrolítico.
Antes de se submeter aos diversos tratamentos térmicos, os minérios são submetidos a uma preparação mecânica que tem por objetivo enriquecer aqueles, eliminando a ganga, isto é, todos os elementos não contendo metal ou em quantidade insuficiente para merecer um tratamento térmico. Entre estas operações, citam-se a moagem, a lavagem e a flotacão. Neste último método, o metal é pulverizado na presença de um óleo que só envolve os elementos sulfurados. O conjunto é em seguida colocado na água: os elementos sulfurados envolvidos no óleo flutuam, enquanto que a ganga afunda. [1]
METALURGIA EXTRATIVA DO COBRE
Os tratamentos térmicos sucessivos para obter cobre são os seguintes:
a) Calcinação do minério (15 a 25%)
b) Fusão para obter uma
...