METODOLOGIA DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Por: Sara Carvalho • 9/5/2018 • Trabalho acadêmico • 439 Palavras (2 Páginas) • 183 Visualizações
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO
E NEGÓCIOS DE SERGIPE
SARA RAQUEL CARVALHO DOS SANTOS
METODOLOGIA DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Aracaju/SE
Outubro de 2017
Podemos considerar uma pesquisa científica válida quando utiliza-se a
abordagem de investigação Mista?
Sabe-se que, dos tempos mais primitivos até os dias de atuais, existe uma grande e progressiva busca do ser humano pelo conhecimento e que este apresenta-se de várias formas, desde a mais comum como a empírica e a filosófica, com o pensamento crítico e reflexivo sobre a coerência das informações, até o conhecimento científico, o mais estudado e difundido. O que há em comum nestas formas de alcanças o conhecimento é a busca por uma estruturação de etapas e sistemas para se ter uma melhor organização tanto no resultado da pesquisa quanto a forma de realizar a própria pesquisa.
De acordo com Diehl, a escolha do método de pesquisa se dá pela natureza do problema, bem como de acordo com seu nível de aprofundamento. Muitos autores têm seus próprios métodos e formas de classificar a pesquisa acadêmica. Busnello classificou sua forma de classificação disposta quanto a natureza – básica e aplicada – e quanto a abordagem do problema – quantitativa e qualitativa.
A pesquisa quantitativa é exploratória, portanto não tem o intuito de obter números como resultado, mas sim a intenção de garantir a precisão dos trabalhos realizados conduzindo a um resultado com poucas falhas. O planejamento desse tipo de estudo inicia-se no sentido de identificar as variáveis específicas que possam ser importantes, para assim poder explicar as complexas características de um problema.
Diferente do método quantitativo, o qualitativo não tem um significado preciso em quaisquer das áreas em que seja utilizado. Essa pesquisa trabalha na informação coletada pelo pesquisador com base em informações não expressas em palavras como pinturas, fotografias, desenhos, filmes, etc.
Embora tenhas significados opostos, uma complementa a outra. Por exemplo, a pesquisa qualitativa é ótima para aprofundar conhecimentos já quantificados ou quando deseja-se criar uma base de conhecimentos para só depois quantifica-los. Quem utiliza do método misto de pesquisa deve seguir uma metodologia que não só dê resposta a problemas complexos, como alie as preferências de investigadores multidisciplinares, constituindo uma abordagem que utilize os pontos fortes de ambas as metodologias.
REFERÊNCIAS
DALFOVO, Michael Samir; LANA, Rogério Adilson; SILVEIRA, Amélia. Métodos
quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada,
Blumenau, v.2, n.4, p.01- 13, Sem II. 2008 ISSN 1980-7031 Disponível em:
Instituro PHD. Disponível em:
...