MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS .
Por: kityris • 23/10/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 3.371 Palavras (14 Páginas) • 438 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância
SERVIÇO SOCIAL
Disciplina: Monitoramento e avaliação em Serviço Social
Profª: Ma. Elaine Cristina Vaz
Fábia Silva Damasceno - 303034
Iris Ferreira dos S. Figueiredo- 348265
Lucimar Farias dos Santos - 303010
Mariana Palmeira da Silva - 343199
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
DE PROJETOS SOCIAIS
Senhor do Bonfim
Agosto/2014
1 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS
Esse estudo tem o objetivo de apresentar e discutir o processo de condução das avaliações de impacto de políticas públicas, levantando os pontos fortes e as melhorias a serem implementadas ao longo do funcionamento dessas políticas , bem como verificar os indicadores de mensuração.
A avaliação e o monitoramento das políticas públicas fazem-se necessários para que o seu funcionamento seja garantido pela eficácia e eficiência dos projetos e programas governamentais, garantindo inclusive a qualificação, embora muitas vezes não seja evidente essa prática, visando a minimização das mazelas sociais, tornando menos distante as distâncias da igualdade dos direitos.
Nesse contexto, faz-se necessário o estabelecimento de diretrizes para que as avaliação seja clara e oportuna, pois o processo de avaliação e monitoramento consiste em acompanhar e ao mesmo tempo comparar os resultados alcançados para uma intervenção efetiva que conceda alicerce e/ou base para nova tomada de decisões, visando o alcance da excelência através de dados comparativos de resultados alcançados com o resultado que se deseja. Permitir a comparação das avaliações é uma forma de gerenciar o planejado, visando meios para contornar problemas e minimizar impactos que porventura surjam.
O monitoramento e avaliação é fundamental para a implementação das políticas, uma vez que a sociedade percebeu sua importância para o controle social. São esses instrumentos que trazem ações e benefícios efetivos para toda sociedade, visto que foi através das avaliações que foram identificadas as necessidades reais da população, e com isso foi possível elaborar projetos que são chaves centrais para o desenvolvimento sustentável do país.
Monitoramento: Nessa fase, é necessário mapear as ações que se pretende para o alcance dos objetivos e das metas proposta em cada etapa prevista, observando os prazos estabelecidos para seu cumprimento. Por meio do monitoramento pode-se identificar os pontos fortes e os pontos fracos na execução de um programa e efetuar os ajustes necessários para melhoria dos resultados.
Nessa fase do monitoramento é necessário observar os prazos para a uma melhor avaliação da eficiência, visto que tem a capacidade de produzir os resultados esperados com menos recursos. Além disso são utilizados indicadores para sinalizar o cumprimento desses prazos e metas de cada ação. Esses indicadores são instrumentos essenciais para a condução do monitoramento e implementação do projeto, principalmente através após estabelecida uma frequência de acompanhamento.
Avaliação: Sobre avaliação Alves (?) infere que: “A avaliação é uma pesquisa social aplicada, sistemática, planejada e dirigida, destinada a identificar, obter e proporcionar de maneira válida e confiável informação suficiente e relevante para apoiar um juízo sobre o mérito dos diferentes componentes de um programa.” Ela permite a compreensão e o aperfeiçoamento de uma ação, é possível através da avaliação a tomada de decisões e reformulação na implementação das políticas públicas.
A finalidade da avaliação é o julgamento da intervenção e se esta foi implementada conforme o planejado, se a população-alvo está sendo atingida, se o cronograma está sendo cumprido, se os recursos estão sendo usados com eficiência.
Para monitorar e avaliar o grau em que se alcançam os objetivos e metas, é necessária a criação de instrumentos, como os indicadores de resultado, que eventualmente com o auxílio de outros instrumentos, também irão medir os impactos daquela intervenção governamental.
Segundo Alves(?) Outro indicador que merece destaque é o de sustentabilidade, pois os os gestores das atividades que serão executadas ou que estão em execução deverão se preocupar com a permanência dos resultados da ação, após a avaliação final da política.
Um fator relevante é apresentado por Martins et al(?) que destaca:” A discussão que envolve a avaliação das Politicas Sociais no Brasil tem se destacado nas últimas décadas devido ás evidências de indicadores que expressam a questão social.” Portanto ao definir Políticas Públicas deve-se levar em conta as etapas de planejar, executar, checar através de monitoramento e avaliar para que tenha efetividade na implementação.
2 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: EFICÁCIA, EFICÁCIA E EFETIVDADE NOS PROJETOS SOCIAIS.
Os Indicadores são itens que proporcionam informações sobre o desempenho de um objeto. São instrumentos de gestão, se tornaram essenciais para o monitoramento e avaliação em instituições e organizações, assim como projetos, programas e políticas. São atribuições de valor a objetivos, acontecimentos ou situações, de acordo com regras, que possam ser aplicados critérios de avaliação, como, por exemplo, eficácia, efetividade e eficiência.
Após a elaboração de um programa ou projeto a avaliação sempre se fez necessária para que o mesmo não tenha um fim em si mesmo pela falta de efetividade. Para uma melhor visualização de como acontece a dinâmica, da eficácia e da eficiência a visualização do mapa conceitual abaixo trará uma melhor compreensão da forma avaliativa de um projeto social.
Figura 1. Mapa Conceitual[pic 2][pic 3]
[pic 4][pic 5][pic 6]
[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]
[pic 11]
[pic 12][pic 13][pic 14]
Fonte: Criado pela equipe da ATPS
Para uma melhor performance, conforme visualizado no mapa, de monitoramento e avaliação dos programas e projetos sociais faz-se necessário as etapas que envolvem o planejamento elencado com os objetivos que se propões, a execução conforme o planejado e dentro dos recursos previstos verificando a avaliação dos aspectos éticos e políticos, deixando os interesses individuais, a análise dos dados obtidos através da verificação dos benefícios propostos e por fim a divulgação dos resultados esperados e os impactos causados, porém com o pensamento estratégico de possíveis mudanças.
...