Manifestações Culturais
Seminário: Manifestações Culturais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dannychaves • 15/9/2014 • Seminário • 579 Palavras (3 Páginas) • 284 Visualizações
Manifestações culturais
Manifestações culturais são os diversos costumes de uma sociedade, por exemplo: manifestações religiosas, vestimentas, danças, tradições, culinária, música, entre outros aspectos. No Brasil, podem ser citadas também, as diferenças climáticas, econômicas e culturais em suas regiões. Essas manifestações culturais são transmitidas oralmente através do modo de se representar, por expressões, e a forma como vivem.
O filme Tropa de Elite retrata o dia-a-dia dos grupos de policias do BOPE e a vida social dos moradores do Rio de Janeiro, vista por dois lados, de um lado, moradores da favela, que convivem diariamente com o tráfico, crimes, injustiças, corrupção e violência. Do outro lado, mostra a realidade dos estudantes da classe média alta, que de forma indireta contribuem com o tráfico, mas por serem de classe considerada superior pela sociedade e viverem com realidade diferente, toda ilegalidade cometida por eles são encobertas.
A diferença de ambos os lados, é a desigualdade social, pois a favela se torna transparente pelo fato de ser vista como principal alvo da violência, os criminosos que lá habitam pagam um preço alto por escolherem a vida do crime e do tráfico, enquanto as classes mais favorecidas que praticam os mesmos erros passam por despercebidos diante da sociedade por serem vistas de outra maneira.
Esse é um exemplo bem nítido de manifestações culturais, o modo como vivem cada grupo social e como são diante da sociedade, podemos encontrar no filme outros exemplos de manifestações culturais, pode-se citar, o personagem Nascimento vivido pelo autor Wagner Moura, que se destaca pela sua honestidade de honrar suas funções, indignando-se com a corrupção encontrada no batalhão onde trabalha, o BOPE. Outro personagem é o Baiano, traficante do morro dos Prazeres onde se localiza a ONG beneficente aos moradores do morro, Bahiano aceita a ONG em seu território, mas é extremamente rigoroso e todos se submetem à sua autoridade. Esses dois personagens estão ligados intimamente ao BOPE (O Batalhão de Operações Especiais) é uma tropa de elite da Policia Militar do Rio de Janeiro, adotada em operações de alto risco, em especial agindo em favelas confrontando constantemente os traficantes, os mesmos, fazem o uso de armas de fogo usadas em confrontos entre países. O Bope é conhecido pela forma rígida de tratar os casos ocorridos, agem sob tortura extrema, muitos julgam heróis pela forma de agirem diante dos crimes, outros acham absurda a forma como trabalham, pelo fato de agirem com bastante violência. Os integrantes do Bope passam por um treinamento duro, se submetem a várias provas de resistência, em algumas situações são humilhados e tratados como animais irracionais, a forma como comem assemelha-se a animais de quatro patas, a comida são sobras, e comem todos juntos utilizando a boca diretamente no chão, e toda comida é negociada por alguma atividade. O primeiro mês é o "inferno" diz um ex-capitão do Bope Rodrigo Pimentel.
Todos esses exemplos que foram citados constroem as manifestações culturais, pelo fato de cada grupo social terem sua própria características. Faz parte da cultura o modo como cada um se comporta diante da sociedade, os costumes, o modo de ser, tudo é influenciado pelo local onde se situam, pelo conhecimento adquirido, pela
...