Maria Da Penha
Exames: Maria Da Penha. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: krmbarbosa • 7/1/2014 • 310 Palavras (2 Páginas) • 267 Visualizações
Em 1981, no Rio De Janeiro, foi criado o SOS Mulher com o objetivo era construir um espaço de atendimento às mulheres vítimas de violência, além de ser um espaço de reflexão e mudanças das condições de vida destas mulheres. O interessante é que SOS Mulher não se restringiu apenas ao Rio de Janeiro, mas se dissipou a outras capitais, como: São Paulo e Porto Alegre.
No Brasil, a década de 80 foi marcado pela forte mobilização contra a violência a mulher. Nesses movimentos os grupos buscavam parcerias com o Estado, procurando resolver essa situação. Resultou em várias conquistas ao longo dos anos. A mais recente é a aprovação da Lei nº 11.340/2006, que entrou em vigência no dia 22 de setembro de 2006.
Menos de 10% das cidades brasileiras têm delegacias especializadas no combate à violência contra a mulher. Dados divulgados pela Secretaria de Políticas para as Mulheres mostram que o País conta com apenas 374 delegacias, o que representa 7% dos mais de 5,5 mil municípios.
Segundo Rosana Heringer, Coordenadora do Programa de Direitos da Mulher da ActionAid. “No Brasilo número são alarmantes: a cada 16 segundos uma mulheres é agredida por seu companheiro e 70 % das mulheres assassinadas foram vítimas de seus próprios maridos”.
“(...) o Disque 180, recebe denúncias de violência contra a mulher, atendendo mais de 1,8 mil ligações por dia. Cerca de 80% das vítimas são agredidas todos os dias ou pelo menos uma vez por semana. Além disso, 40% das mulheres convivem há mais de dez anos com o agressor, 61% das mulheres sofrem agressão física, e 23%, violência psicológica. (...)”. ”(...) 66% dos casos filhos presenciam as cenas de violência.” (Aparecida Gonçalves, representante da Secretaria de Políticas para as Mulheres.2012).
...