Marketing Da Nike
Exames: Marketing Da Nike. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: EM1992 • 16/11/2014 • 2.523 Palavras (11 Páginas) • 484 Visualizações
Ser a melhor companhia de esportes & fitness do mundo. Levar inspiração e
inovação a todo atleta no mundo. A Nike tem o compromisso de fazer bons produtos e
fornecê-los a atletas de todos o níveis. Inspirar e desafiar as pessoas, comunicar para
elas o que é bom acerca dos esportes, o que é excitante acerca dos esportes, o que é
paixão pelo esporte. Isto tudo é o conceito que a Nike busca estabelecer em sua
relação com o consumidor. O “espírito Nike” representa o lado romântico e amador do
esporte.
Em relação ao posicionamento global, a corporação deve deixar de focar o
atleta famoso como o centro avalizador da marca Nike, optando por ampliar sua
comunicação também para pessoas comuns que praticam esportes, tornando-se mais
próxima e integrante da realidade do consumidor, aproximando-se do que o esporte
significa para a maioria das pessoas. “Todo mundo é um atleta, todo mundo tem a
capacidade de ser um atleta, então saia e faça alguma coisa”. Esta frase sintetiza o
posicionamento Nike.
A Nike não deve ser compreendida como uma marca voltada exclusivamente
para atletas, embora estes ainda devam ser o foco da comunicação. Deve-se expandir as
oportunidades para falar com consumidores que não se definem como atletas mas que
são inspirados pelos mesmos.
De acordo com Trevor Edwards, Vice-Presidente de Brand Marketing, deve-se
caminhar de uma antiga Nike para uma nova Nike, que busca ampliar a percepção da
companhia:
• De maior para a melhor companhia de esportes & fitness do mundo
• De atletas de elite para pessoas com estilo de vida ativo;
• De ícones atléticos para heróis atléticos;
• De isolamento para alianças;
• De conhecimento de marca para respeito pela marca;
• De publicidade para comunicação
4.Definição do negócio da Organização
A Nike é uma empresa que atua no ramo esportivo, na qual industrializa e comercializa matérias esportivos como calçados, uniformes, camisetas, bermudas que são utilizadas no meio. A empresa é fornecedora de material esportivo para diversos times e seleções de basicamente todos os esportes que são praticados pelo mundo.
4.1.1 Público- Alvo e clientes
O público- alvo da empresas são todas as pessoas que gostam de praticar atividades físicas, seja jogando algum esporte ou uma simples corrida, na qual a empresa oferece suas mercadorias que facilitam a pratica de tais atividades, como o uso de tênis e etc. Obviamente que o público não se restringe somente a praticantes de esportes, mas sim a todos que gostam de utilizar roupas, calcados e que deixam o dia a dia mais confortável.
Os principais clientes da empresa são os times e seleções que praticam todos esportes. Basicamente em todos os esportes, um grande número de seleções faz parceria com a Nike, em busca do patrocínio e do fornecimento do material esportivo da mesma para as pessoas. O que é benéfico para ambos, pois alavanca o faturamento dos uniforme devido a presença da marca da Nike que é muito forte no mundo esportivo.
4.1.2 Concorrência
A Nike é o principal concorrente da Adidas, tanto no Brasil quanto no mundo. Pesquisas realizadas pelo instituto GfK constataram que a Nike possui um share of mind de cerca de 32% contra 20% da Adidas quando o assunto é esportes. A Nike também possui o maior faturamento mundial, cerca de 19 bilhões de dólares, contra 15.8 bilhões de dólares da Adidas.
A Adidas pertence ao setor de artigos e materiais esportivos, ou de materiais esportivos. O Brasil ao longos dos últimos anos vem se tornando foco de grandes investimentos no setor, muito devido ao fato de que enquanto a crise econômica mundial prejudicava o desempenho comercial das fabricantes de materiais esportivos nos EUA e na Europa, América Latina e Ásia apresentavam saldos consideravelmente positivos e crescimento em ate dois dígitos neste mercado. Neste cenário aberto, a perspectiva para os próximos anos é de um mercado cada vez mais pulverizado. As segmentações mais sobressalentes do setor são: futebol, basquete, tênis, running, vôlei e moda. A Adidas tem atuação predominante no futebol, mas com forte presença também em moda, média em running, baixa em basquete e tênis e nenhuma em vôlei.
A disputa pelo primeiro lugar de lembrança e preferência vem se mantendo entre Adidas e Nike, que estão na faixa de empate técnico há vários anos, buscando uma definição para a liderança no setor de material esportivo no Brasil.
.Marketing
Nosso trabalho terá como Ênfase o setor de Marketing da empresa, como seus posicionamentos, suas estratégias, além de suas propagandas para divulgação do mercado e ampliação dos faturamentos e lucros.
Primeiramente vamos descreves a estratégia global da empresa:
5.1.1 Estratégia Global
A estratégia global da Nike é centralizada e planejada na matriz da corporação, no Nike Campus, no Oregon/EUA e é baseada no conceito de valorização de imagem de marca – branding. A Nike vende atitude, não produtos. E a atitude propagada pela Nike extravasa o mundo esportivo, passando por todos os setores da empresa: Produção, Pesquisa & Desenvolvimento, Responsabilidade Social, Estrutura Física, Marketing.
Produção: Depois de muitos ataques que arranharam (e arranham) a imagem corporativa, associados à exploração de mão de obra nos países subdesenvolvidos e à discrepância entre custo de produção e valor de revenda, a empresa tem melhorado a remuneração e condições de trabalho de seus funcionários terceirizados (condições ainda precárias e funcionários ainda mal remunerados) e
...