O Marketing dá Nike
Por: 23546 • 13/4/2017 • Projeto de pesquisa • 7.504 Palavras (31 Páginas) • 279 Visualizações
EEEP Professora Luiza de Teodoro Vieira
Logística
Nike
Equipe:
Francisco Célio n°:08
Tamires Santos n°:31
William Emerson n°:36
Vitória Santos n°:34
Meire Helen n°:25
Pacatuba-CE
2017
Equipe:
Francisco Célio n°:08
Tamires Santos n°:31
William Emerson n°:36
Vitória Santos n°:34
Meire Helen n°:25
Nike
Trabalho referente a Nike dá disciplina de logística mercadológica orientado pelo professor Mauro Augusto.
Orientador: Mauro Augusto
Pacatuba-CE
2017
Sumário
1.Introdução.....................................................................................................05
2.Història..........................................................................................................06
3.Linha do tempo.............................................................................................12
4.Nike Air Max: a lenda....................................................................................19
5.O DNA dá marca............................................................................................21
6.Experiência única.........................................................................................22
7.A sede............................................................................................................25
8.Marketing esportivo......................................................................................26
9.Campanhas que fizeram história.................................................................29
10.Evolução visual...........................................................................................30
11.Dados corporativo......................................................................................32
12.Marca no mundo.........................................................................................33
13.Conclusão....................................................................................................34
14.Referências Bibliográfica...........................................................................35
Sumário de Figuras
1.Introdução
Este trabalho tem como objetivo fazer um estudo de caso da Nike, uma empresa fundada por um praticante de corridas no final dos anos 60, e se tomou a maior empresa de material esportivo do mundo.“If you have a body, you are an athlete”. Em português, “Se você tem um corpo, você é um atleta”. Pode parecer um exagero, mas não é. É verdade. Mesmo você, que não faz exercício físico, sabe disso. Já se você faz qualquer atividade física, sabe melhor do que ninguém que a afirmação é rigorosamente verdadeira. Seja como for, mais que uma simples frase, ela é a síntese da missão da NIKE que há mais de 40 anos atrás produzia tênis e hoje fabrica desejos. Quem os compra, leva de brinde todo um ideal de vitória. Mesmo que não ganhe uma medalha sequer, em qualquer competição esportiva. Tênis e uma centena de outros produtos são apenas um endosso. Seu logotipo, que não carrega mais o nome da marca, dispensa explicação. Talvez seja a mais contundente e representativa síntese gráfica de uma marca. Nenhuma outra marca ligada aos esportes voou tão alto nas asas de sua originalidade e relação com seus consumidores. O slogan “Just do it” passa ideia de simplicidade. Mas não é tão fácil assim inovar e se manter no topo por tanto tempo. No entanto, é o que a NIKE faz. E há décadas. NIKE é um mito que patrocina mitos.
2.Història
A ideia de criar a NIKE surgiu de um projeto de MBA de Phil Knight, um ex-atleta de corridas de média distância da universidade de Oregon, enquanto este frequentava o curso de gestão administrativa da tradicional universidade de Stanford. Ele acreditava que, ao importar tênis que eram fabricados no Japão, utilizando mão-de-obra barata, poderia conquistar uma parcela de mercado da marca alemã Adidas. Começou então pelos tênis de atletismo. Em 1963 foi ao Japão negociar com a marca Onitsuka Tiger (a atual Asics) a importação e representação de tênis para atletismo, com o objetivo de introduzi-los no mercado americano, que até aquele momento era dominado por marcas alemãs. No ano seguinte a primeira remessa de 300 pares da Tiger chegava à cidade de Portland, no Oregon, costa oeste dos Estados Unidos, em nome da empresa Blue Ribbon Sports, que Phil Knight e Bill Bowerman, seu treinador de atletismo na universidade de Oregon, haviam criado no dia 25 de janeiro com apenas US$ 1.000 e um aperto de mão. No primeiro ano de existência a empresa faturou US$ 8.000.
[pic 1]
Bill prontamente modificou o modelo, incorporando ao tênis a primeira entressola completamente acolchoada, inovação radical para a época. O tênis caiu no gosto do público e tornou-se o modelo da Tiger mais vendido em 1968. A dedicação à corrida era tanta que ambos sentiram a necessidade de um tênis que pudesse contribuir para a melhoria do desempenho dos atletas. Bowerman decidiu então, em 1970, testar um solado de forma inusitada, mas que acabou dando certo: em sua cozinha despejou borracha na chapa de waffles da esposa para criar um solado melhor, mais leve e durável. Surgia então um tênis com uma sola leve e ondulada, muito mais aderente e considerada revolucionária para a época. A dupla então começou a produzir seus próprios tênis.
[pic 2]
Esta parceria não poderia ser melhor, além de grandes amigos, ambos entendiam do negócio que estavam começando. Enquanto Phil vendia os tênis no porta-malas de seu carro nas competições de atletismo realizadas pelo território americano, Bill cuidava do desenvolvimento e design de novos modelos. A partir daqui a tecnologia ligada ao esporte nunca mais seria a mesma. Mas os novos tênis com a primeira entressola inteiriça da história, que seriam produzidos inicialmente no México, precisavam de uma marca.
...