Marketing Esportivo
Trabalho Universitário: Marketing Esportivo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Amandaks • 23/1/2015 • 3.200 Palavras (13 Páginas) • 351 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
2 DEFINIÇÕES 3
3 A INDÚSTRIA DO ESPORTE 5
3.1 Fatores de Crescimento e Desenvolvimento da indústria do esporte 5
4 HISTÓRICO DO MARKETING ESPORTIVO 8
5 AGENTES E ESTRATÉGIAS 9
6 MODELO DE ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING ESPORTIVO 11
7 MÉTODOS PROMOCIONAIS NO ESPORTE 12
7.1 Relações de mídia no esporte 13
8 O PATROCÍNIO NO ESPORTE 16
9 CASE 17
1 INTRODUÇÃO
Tomando com base Bernard, Stephen e William (2004) podemos definir o marketing esportivo como todas as atividades designadas a satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores esportivos através de processos de troca. Desenvolvendo duas linhas principais: o marketing de produtos e serviços esportivos diretamente para o consumidor e o marketing de outros produtos e serviços através de promoções esportivas.
A indústria esportiva é um instrumento que exerce muita influencia nos seus consumidores, por esse motivo, seja no meio político ou econômico (empresas) ela tende a ser muito utilizada. Podendo ser uma alternativa de mídia, também útil na formação de imagem ou até mesmo para fins eleitorais (o esporte é um grande agente social).
Esse trabalho resume a história, a teoria, e cita alguns exemplos de como o marketing esportivo pode ser usado por setores direta ou indiretamente interessados na atividade esportiva. Mostraremos estratégias usadas, assim como seus resultados.
2 DEFINIÇÕES
“É a utilização do esporte como ferramenta de comunicação corporativa ou institucional”.
Sbrighi (2006)
“É o processo de elaborar e implementar atividades de produção, formatação de preço, promoção e distribuição de um produto esportivo para satisfazer as necessidades ou desejos de consumidores e realizar os objetivos da empresa".
Pitts & Stotlar (2006)
“Abrange o marketing do esporte e o marketing através do esporte. Marketing do esporte: marketing desenvolvido dentro das instituições esportivas, que inclui produtos e serviços esportivos. Exemplos: academias, clubes, corridas, basquete. Marketing através do esporte: atividades ou produtos que fazem o uso do esporte como veículo promocional ou de comunicação. Exemplos: patrocínio esportivo, ações de ativação, produtos licenciados”.
Contursi (1996)
O marketing esportivo refere-se à aplicação específica dos princípios e processos do marketing a produtos de esporte (times, ligas, eventos, etc.). É uma área de marketing que atua dentro da indústria do esporte, movimentando bilhões em todo o mundo.
Indústria do esporte é o mercado no qual os produtos oferecidos aos compradores relacionam-se a esporte (bens, serviços, pessoas, lugares ou ideias).
Exemplos:
Produto de participação: participação em liga etc;
Entretenimento: jogo de futebol, vale-tudo etc;
Equipamentos e acessórios: uniformes, equipamentos de musculação etc;
Brindes promocionais: bonés, camisetas etc;
Instalações: reforma e construção de estádios;
Serviços: lavanderia, encordoamento de raquetes etc.
3 A INDÚSTRIA DO ESPORTE
No Mundo:
Estima-se que, em suas mais diferentes modalidades, essa indústria gere em torno de US$ 1 trilhão por ano e exiba um dos maiores percentuais de crescimento entre os principais setores da economia.
No Brasil:
O movimento gerado pela indústria do esporte é de, em média, de R$ 31 bilhões por ano, equivalente 3,3% do Produto Interno Bruto.
Clarisse Setyon, professora do curso de especialização em Marketing Esportivo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM 2012).
3.1 Fatores de Crescimento e Desenvolvimento da indústria do esporte
Esporte como produto de consumo: as atuais práticas de marketing, na conquista e manutenção de clientes estão cada vez mais adequadas ao esporte.
Maior variedade de atividades esportivas: consequentemente, isso aumenta o número de adeptos das atividades;
Maior oferta: desenvolvimento de áreas apropriadas à prática de esportes;
Maior número de revistas especializadas em esportes: para expor o esporte ao consumidor e anexar catálogos de produtos e acessórios pertinentes;
Mais tempo para o lazer: maior disponibilidade de tempo livre, permitindo que o indivíduo busque alternativas para preencher seus momentos de descanso;
Maior exposição na mídia de massa: com a contribuição da TV, especialmente;
Explosão fitness na década de 70 nos Estados Unidos: as atenções foram revertidas para prática de esportes e afins;
Expansão e aproximação: com a utilização de estratégias de marketing adequadas, foi possível produzir aquilo que o cliente desejava e direcionar a criação para públicos específicos, tais como; mulheres, deficientes e homossexuais, com produtos e eventos especiais;
O aumento da concorrência e também a oferta de preços mais competitivos: permitiu acessibilidade destes produtos e serviços aos consumidores de baixa renda.
Oportunidades e desenvolvimento: mais oportunidades no campo profissional, não somente para atletas, mas também para profissionais envolvidos na administração e afins. Consequentemente verificou-se o aumento de empresas especializadas em treinamentos específicos e a procura por universidades
...