Mercado Cambial
Casos: Mercado Cambial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: iarete • 5/3/2014 • 598 Palavras (3 Páginas) • 254 Visualizações
Problemática: Quais as causas da desigualdade racial no Brasil nos últimos 30 anos?
Objetivo Geral:
Analisar relação entre a desigualdade racial e o desenvolvimento econômico no Brasil nos últimos anos.
Objetivos Específicos:
- Demonstrar a posição historicamente desfavorável do negro brasileiro no mercado de trabalho.
- Analisar padrões de relacionamentos sociais entre negros e brancos.
- Analisar as políticas Públicas que têm como objetivo a melhoria de vida da população negra no Brasil.
METODOLOGIA
Este trabalho interdisciplinar esta sendo realizado na forma de revisão bibliográfica. Desta maneira busca apresentar, através da pesquisa em livros, artigos e sites especializados, informações que auxiliarão nas considerações contidas neste estudo.
Tipo de método de abordagem.
A abordagem na análise e interpretação dos dados da pesquisa é quantitativa.
Tipo de pesquisa.
A pesquisa foi realizada de forma descritiva, apontando dados de pesquisas, procurando analisar, e registrar os dados obtidos, após a coleta será feita uma analise para uma posterior conclusão da pesquisa.
Tipo de Delineamento.
A pesquisa foi realizada com base em livros e artigos que nos auxiliaram na analise dos fatos.
Coleta de Dados.
Os dados estudados estão no contexto nacional, à porcentagem de distribuição da população de 16 anos ou mais que sofrem com a desigualdade. Tabelas com frações de rendimentos segundo a raça. Os dados estudados foram disponibilizados pelo IBGE sobre uma pesquisa realizada nos anos (2001-2008) e (1976-2006) com a população nacional.
Tratamento dos Dados.
Será feita uma analise de gráficos apresentados durante o trabalho, o foco principal será nos contrastes entre raças no contexto do desenvolvimento econômico, e no contexto da formação do Brasil. Serão feitas analises pertinente aos assuntos trabalhados em grupo.
JUSTIFICATIVA
O Brasil por décadas foi reconhecido como o país da "democracia racial”, mas estudos e convívio no mesmo desmente tal afirmação. No nosso cotidiano observamos claramente a desigualdade entre negros e brancos, seja no mercado de trabalho, ou no convívio social, os brancos tem mais oportunidades que os negros. A desigualdade dos mesmos inicia-se na infância, depois na educação e por fim no mercado de trabalho. Observamos que os brancos ocupam cargos hierarquizados de boa remuneração, enquanto os negros ocupam cargos de subordinação e com baixa remuneração, na saúde tem atendimento diferenciado, é mais propício a ter doenças, devido ao saneamento básico e locais de moradias que são desfavoráveis a saúde humana.
Esta analise retrata afundo as diferenças entre brancos e negros e a descriminação imposta
...