Metodologia
Monografias: Metodologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SR1977 • 3/5/2013 • 238 Palavras (1 Páginas) • 540 Visualizações
PROBLEMÁTICA DA INVESTIGAÇÃO
De acordo com a Agência Europeia do Ambiente (AEA) o consumo doméstico de energia aumentou 10 por cento no decurso da década de 90 do século XX. Segundo esta instituição, a relação entre o crescimento económico e o consumo de energia não está a diminuir a um ritmo suficientemente rápido o que resulta num aumento da pressão ambiental relacionada com a energia. ..
O potencial de poupança de energia eléctrica das famílias passa pela melhoria dos aspectos construtivos e também pela utilização de equipamento mais eficientes. Este potencial de poupança está muitas vezes associados a investimentos significativos por parte das famílias. No entanto pensamos que existem alguns consumos que podem ser substancialmente reduzidos bastando para isso uma alteração a nível dos comportamentos.
É neste sentido que desenvolveremos o nosso trabalho partindo da seguinte pergunta:
“Que factores influenciam o consumo de energia nas famílias: económicos ou ambientais?
Ao longo do desenvolvimento do trabalho teremos como objectivos principais:
• O consumo energético ao nível do modo de vigilância (stand-by );
• Caracterizar os hábitos na utilização dos equipamentos com esta função;
• Determinar até que ponto os factores económicos e ambientais condicionam à poupança na utilização destes equipamentos
O acréscimo da procura de electricidade no sector residencial, em muito devido ao aumento de poder de compra, deve-se a muitos e variados factores, dos quais destacamos aqueles que melhor se enquadram dentro do nosso trabalho, nomeadamente:
• A existência de um maior número de equipamentos;
...