Migração De Bolivianos E Nordestinos No Bairro Do Brás, São Paulo.
Casos: Migração De Bolivianos E Nordestinos No Bairro Do Brás, São Paulo.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LuisAraujo • 21/11/2014 • 6.447 Palavras (26 Páginas) • 466 Visualizações
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Faculdades de Humanidades
Luís Carlos Lima Araújo
Migração de Bolivianos e Nordestinos no bairro do Brás, São Paulo.
Monografia de conclusão da disciplina Religião no mundo Urbano na América Latina apresentado ao professor Dr. Paulo Barrera Rivera, do programa de pós-graduação em Ciência da Religião.
UNIVERSIDADE METODISTA
SÃO BERNARDO DO CAMPO, DEZEMBRO DE 2011.
SUMÁRIO
Introdução ...................................................................................... 2
Definição ........................................................................................ 3
O Bairro do Brás: Informações preliminares IBGE 2010............ 4
- Origens do bairro do Brás...........................................................4
O Imigrante nordestino no bairro do Brás.....................................7
O Imigrante Boliviano no bairro do Brás.......................................10
Considerações Finais......................................................................15
Migração de Bolivianos e Nordestinos no bairro do Brás, São Paulo.
1-Introdução - Esta monografia, além de atender a exigência de encerramento da disciplina “Religião no mundo urbano na América Latrina”, tem como objetivo cooperar com minhas pesquisas referentes à Religião e imigração boliviana no centro urbano de São Paulo.
A presença de imigrantes no Bairro do Brás é uma característica histórica desde seu nascedouro no século XVIII. Pelas características geográficas, o Brás tornou-se num lugar estratégico para muitos negócios, entre estes interesses a migração encontrou seu espaço de acolhimento para famílias de países da América Latina e de outros países.
Além dos imigrantes estrangeiros, o Brás acolheu em sua historia imigrantes de outros estados do Brasil, especialmente na década de 40-50 quando milhares de famílias nordestinas vieram em fuga da seca e em busca de trabalho, inclusão social e realização de sonhos.
Nesta direção, compartilho neste trabalho, reflexões sobre os imigrantes bolivianos e nordestinos, as razões que os trouxeram para o bairro do Brás, seguindo a seguinte estrutura:
1. Introdução
2. Definição: Diferenças entre imigrantes e emigrantes;
3. Informações preliminares sobre o bairro do Brás, conforme IBGE;
3.1 Origens do bairro do Brás;
4. O imigrante nordestino no bairro do Brás;
5. O imigrante Boliviano no bairro do Brás;
6. Considerações Finais:
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE de 06.10.2011; divulgação do IPEA Instituto de pesquisa econômica aplicada;
6.1 Objetivos do IPEA;
6.2 As metrópoles, a migração e a Burguesia;
6.3 Os migrantes e a fé;
Particularmente nestas reflexões me fixei mais na migração e suas consequências em meio ao contexto urbano da cidade de São Paulo, conforme esta na proposta do titulo do trabalho, mas inclui nas considerações finais a importância da religião como fator de preservação da cultura, de inclusão, de sentimento de pertença e sua contribuição no acolhimento e estabilidade dos imigrantes em uma cidade cheia de contrastes e desafios para seus habitantes.
2- Definição - Ao tratarmos do tema da migração relacionada ao contexto urbano do bairro do Brás no centro de São Paulo penso ser importante esclarecer os conceitos que giram em torno da migração. Portanto, segue abaixo definições da língua portuguesa no dicionário1 que nos orientarão nas citações que faremos na apresentação desta movimentação de sujeitos oriundos da Bolívia e do Nordeste do Brasil e que buscam seu espaço social no centro metropolitano de São Paulo:
Emigração: Ato de emigrar, migração, Conjunto de pessoas que emigram; Mudança voluntária de país, expatriação;
Emigrar: Deixar um país para ir viver em outro;
Imigrar: Entrar (num país estranho) para viver nele;
Imigrante: Pessoa que imigra
Migrar: Mudar periodicamente, ou passar de uma região para outra, de um país para outro;
Migrante: Que ou quem migra;
Portanto, há uma diferença conceitual para Emigrante e Imigrante, ou seja, são palavras que descrevem o fluxo de indivíduos em um país. A imigração é o movimento de entrada de estrangeiros em um país de forma temporária ou permanente e a emigração é à saída de indivíduos do país.
Utilizarei o termo “imigrante” para me referir às migrações dos bolivianos e dos nordestinos (interestadual) que entraram no bairro do Brás por circunstancias de necessidade econômica e social, como parte das reflexões que tenho realizado referente ao contexto deste bairro com características religiosas, comerciais e de grandes desafios urbanos.
3. O Bairro do Brás: Informações preliminares do IBGE 2010:
A densidade
...