Movimentos Sociais
Artigo: Movimentos Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cidadeisi • 25/10/2013 • 1.063 Palavras (5 Páginas) • 1.480 Visualizações
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo apresentar breve análise de diversos materiais que visam o pensamento crítico e reflexivo do profissional de Serviço Social que se encontra na disciplina de movimentos sociais.
Devido à variedade de questões que ampliam as formas de estudos de uma complexa profissão considerando válida a análise de diverso material para a realização desta visou apresentar as possibilidades de atuação do Assistente Social diante os diversos movimentos sociais existentes.
Segue à análise da temática pode ampliar a visão sobre o tema do presente trabalho, assim como contribuir para o desenvolvimento de futuros profissionais.
Movimento Social
O conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos, permeados por tensões sociais.
Observam que eles têm contribuído para organizar e conscientizar a sociedade. As lutas para a construção de uma sociedade democrática suas ações são pela sustentabilidade e não apenas auto desenvolvimento, lutam por novas culturas políticas de inclusão social. A questão como a diferença e a multiculturalidade tem sido incorporada para a construção da própria identidade dos movimentos, lutam pelo reconhecimento da diversidade cultural.
Os atores sociais que protagonizam as ações coletivas na sociedade civil, as principais ações coletivas que atuam em função de problema sociais, econômicos, culturais e ambientais público em direção á superação das desigualdades sociais, são as redes associativas de bairro e as associações comunitárias, as entidades assistenciais, as organizações criadas por empresas a partir de políticas de responsabilidade civil, as organizações populares que atuam junto de mediadores como as entidades articuladoras e fóruns, e diversos conselhos de gestão pública compartilhada existente.
Os movimentos sociais são de grande importância no mundo de hoje, por que cobram mudanças, reivindicam transformações, mostram quando o povo não esta satisfeito com as medidas adotadas por governantes, além de cobrar medidas quando necessário, porém os movimentos sociais vêm perdendo força com o passar do tempo. O egoísmo, o consumismo desenfreado, a concorrência, a alienação imposta pelo mercado vem impedindo que as pessoas se unam para lutar e reivindicar o bem em comum.
A Musica do grupo Subsolo, Preso a Liberdade:
[....]
Pé pra que, se eu não posso caminhar?
A mão pra que será se eu não posso trabalhar?
Eu quero tudo do que tem de bom pra poder sobrar
Eu fui longe demais pra querer recuar
Tudo bem, irmão, sou livre mas até onde?
Nesse pequeno detalhe é aonde o mal se esconde
Cumpadi, tua liberdade deduzida é vigiada
A grade tá presente mermo que não dê pra ser tocada
Sáparada
A verdade vem direta pra só depois ser trabalhada
A volta é certa a corrente aprisiona, não liberta
As vezes o que não é pra dormir também não disperta
Fica nisso mermo
Absurdo por absurdo
Video pra cego, som pra surdo
Ninguem tá entendendo nada
Eu vejo tudo às claras com a luz apagada
[...]
A música traz a realidade da problematização da sociedade em que vivemos. Quando diz estamos no mesmo barco, é por que estamos no mesmo mundo, mundo esse que precisa de ajuda, a poluição, o desemprego, violência criminalidade, a precariedade na saúde pública, na Educação, na Habitação a desigualdade social tomando conta cada vez mais na sociedade, temos que pensar no que estamos fazendo para mudar esta realidade.
Traz também como esta o mundo, o avanço do capitalismo, da globalização, a tecnologia tomando conta, e deixando de lado os que têm mão e não pode trabalhar pela falta de mão de obra causando o desemprego.
O mundo defende a liberdade em primeiro lugar, mais até onde vai nossa liberdade, por que somos vigiados constantemente a cada passo.
Hoje todos têm que ser fortes para não levar Drible da vida, tem que honrar, conquistar, na vida muitos pagam para viver, uns cobra para matar e outros matam de graça, definição da falta de segurança que estamos vivendo em nosso cotidiano, um de vários problemas sociais vivenciada pela nossa sociedade.
O livro Movimentos Sociais e Redes de Mobilizações Civis, da autora Maria da Glória Gohn, traz
...