Mudando o curso da história ao longo do tempo
Artigo: Mudando o curso da história ao longo do tempo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: renatocara • 4/9/2014 • Artigo • 278 Palavras (2 Páginas) • 555 Visualizações
Como a maioria aqui já sabe a filosofia surgiu por volta do século VII e X A.C. com Tales de Mileto e ela foi esquecida durante a idade média e só volta a sua força total na idade moderna a fim de se desligar do dogmatismo que se perpetuou durante a idade média. Essa nossa filosofia buscava explicar o estado sua formação sua organização e contrapor também a monarquia que não era considera uma forma de governo ideal. Com isso surge então os chamados contratualistas que foram pensadores que desenvolveram teorias que tentavam explicar os caminhos que levam as pessoas a formar Estados e/ou manter a ordem social. As teorias contratualistas surgiram entre os séculos XVI e XVIII com objetivo de tornar legítimos os governos e também as obrigações dos súditos. Thomas Hobbes (1651), John Locke (1689) e Jean Jacques Rousseau (1762), são os mais famosos filósofos do contratualismo.
Com a queda do Império Romano, a igreja (cristianismo) absorveu o poder de governar, legislar e punir. Com o direito voltado para o natural e o natural para o divino, cabia ao homens apenas o dever de cumprir o exigido e pregado pela dominação e moral da igreja. Com o monarca de mãos dadas ao chefe da igreja, fundindo-se estes em uma instituição poderosa, onde tudo a eles pertencia, a burguesia sitiava-se nos deveres de apenas servi-los, sem direito a propriedade. Insurgem-se assim, a burguesia, aliada aos excluídos, constituindo a maioria da população, em movimentos revolucionários, tirando o poder total da igreja e dos monarcas, e alterando o conceito do Direito Natural, trazendo para o mundo o que antes era divino. Muda-se assim radicalmente os rumos da história.
...