MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA: A HISTÓRIA DAS COISAS
Por: Sabrina_Lima21 • 26/1/2016 • Resenha • 430 Palavras (2 Páginas) • 224 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA[pic 1]
C CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
EFI 191 – MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA
NOME: Sabrina Aparecida de Lima MATRÍCULA: 59991
Resenha do Filme: “A História das Coisas”
O curta-metragem “A História das Coisas”, tem como autora e apresentadora a ativista e estudiosa do assunto Annie Leonard, e foi produzido pelo Free Range Studio. Sua versão em português foi feita e é divulgada pela comunidade Permacultura através do Orkut.
O enredo do filme aponta para toda a cadeia de produção dos produtos que chegam às nossas mãos e para questões contemporâneas e diz respeito ao modelo de vida (em especial da sociedade norte-americana), que na década de 50 ficou conhecido como American of Life, o estilo de vida americano onde a base é o consumismo, impulsionado pelo capitalismo industrial e financeiro, que através das grandes corporações, dominam a economia mundial, explorando principalmente, os países do chamado terceiro mundo.
A argumentação do filme está no chamado “sistema linear” que é composto pelos seguintes processos: Extração – o exacerbado desmatamento e o esgotamento dos recursos naturais do mundo inteiro; Produção – o trabalho escravo, o uso de substâncias tóxicas na produção dos produtos e as multinacionais que exploram o território alheio; Distribuição – o corte de custos com a exploração de mão de obra barata; Consumo – o uso da mídia como porta-voz da lavagem cerebral onde “o valor das pessoas está no quanto ela consome, a fabricação de produtos que vão para o lixo em pouco tempo; e o Tratamento de Lixo – onde não existe lugar para tanto lixo e a forma errada como esse lixo é tratado, principalmente na incineração que libera produtos tóxicos nocivos ao meio ambiente.
Por fim, o curta apresenta possíveis soluções que segundo a própria autora, podem parecer utópicas, porém nunca se realizarão caso não sejam colocados em ação. Fala sobre reciclagem, mas adverte que somente a reciclagem não seria o bastante. Salienta que apesar de todos os problemas, tem muita gente trabalhando para evitar que o planeta seja destruído e cita a salvação das florestas, a criação de leis trabalhistas, a recuperação do governo para que seja “para as pessoas e pelas as pessoas”. Visando assim, tornar o sistema linear em um sistema “auto-sustentável”.
...