NEPOTISMO NO PODER JUDICIARIO
Monografias: NEPOTISMO NO PODER JUDICIARIO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: VILMA025 • 24/9/2014 • 492 Palavras (2 Páginas) • 361 Visualizações
FACULDADE ESTÁCIO DE CURITIBA
DIREITO
NEPOTISMO NO PODER JUDICIÁRIO
Denize Vasconcellos Azevedo
Vilma Moreira Ramos
CURITIBA 2014
FACULDADE ESTÁCIO DE CURITIBA
DIREITO
NEPOTISMO NO PODER JUDICIÁRIO
Denize Vasconcellos Azevedo
Vilma Moreira Ramos
Trabalho apresentado na disciplina de Sociologia jurídica e Judiciária ministrada pelo Profº Luciano do curso de Direito da Faculdade Estácio de Curitiba.
CURITIBA 2014
Introdução
Pesquisamos as relações entre o poder Judiciário e as estruturas de parentesco, no livro Na Teia do Nepotismo fica bem claro as ações de grupos familiares nas instituições políticas seus impactos na formação de redes de interesses e na formulação de algumas políticas publicam. Analisamos a presença e atuação de famílias nos principais cargos do judiciário e do sistema judicial do Paraná nosso foco de analise e o Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná o Desembargador Clayton Camargo pertence a uma das mais antigas e tradicionais famílias políticas do Estado do Paraná, Clayton e filho do também falecido desembargador e Presidente do TJ-PR, Heliantho Camargo. O Presidente Clayton e pai da juíza Vanessa Camargo e do Deputado Estadual Fabio Camargo. E importante ressaltar que o conceito de rede de nepotismo explica como algumas famílias se posicionam simultaneamente em vários poderes e instituições para maximizar a sua ação individual e familiar.
Desembargador Clayton Camargo é filho do já falecido Des.Heliantho Camargo.
Presidente do Tribunal de Justiça (2013) Heliantho Camargo Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (1981/ 1982)
Familiares no poder judicial
Fabio Camargo (Filho) era Deputado Estadual
Durante a presidência do Des.Clayton Camargo.
Juíza Vanessa Camargo (Filha) Quando ela era titular da vara de falências nomeava seu irmão Fábio para gerir massas falidas sob sua tutela.
Cresus Camargo (Irmão) Titular de um cartório de protestos de Curitiba, Cresus foi afastado das funções ordem do Tribunal de Justiça do Paraná – o mesmo tribunal que há era comandado por seu irmão.
...