Noçoes De Direito
Trabalho Universitário: Noçoes De Direito. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: erik_filipe2 • 11/10/2013 • 1.339 Palavras (6 Páginas) • 293 Visualizações
O Editorial, portanto, é um texto jornalístico voltado ao leitor, às vezes quase em um tom de conversa. Seu principal objetivo é apresentar o posicionamento ideológico de determinado periódico, fazendo referência acerca das matérias que receberam destaque na edição em questão.
Quanto à sua estrutura, é um texto dissertativo (expositivo ou argumentativo), identificado como Editorial Carta ao Leitor etc., no qual tanto o título quanto a assinatura são facultativos; há propostas de redação que, no entanto, exigem título.
Recomenda-se que, caso o candidato ou vestibulando queira assinar o Editorial, em vez de colocar um nome, encerre seu texto assinando: O Editor.
Na Carta ao Leitor não se escreve uma despedida cortês como nas demais cartas, no entanto é possível, antes da assinatura, escrever algo como: Boa leitura!
O foco narrativo costuma variar entre 3a pessoa (indicando impessoalidade / formalidade), como no exemplo lido, e 1a pessoa do plural (indicando certa informalidade), como, por exemplo: “Nós da redação resolvemos investigar a fundo o tema vegetarianismo para informar melhor o leitor a respeito dos cuidados necessários ao se adotar esse tipo de alimentação.”.
Cabe destacar que a linguagem adotada no exame vestibular dependerá da orientação dada pela questão; não havendo orientação quanto a isso, recomenda-se o uso da 3a pessoa, bem como o emprego da norma culta.
Características
Não é assinado (nos jornais)
É impessoal
Topicalidade (trata de um tema bem delimitado)
Condensalidade (poucas ideias dando maior ênfase às afirmações que às demonstrações).
Função
Tem por objetivo informar, mas sem a obrigação de ser neutro, indiferente, pois o redator dispõe da opinião do jornal ou da Revista sobre o assunto narrado. O Editorial ou Carta ao Leitor é um texto mais opinativo do que informativo. Possui um fato e uma opinião. O fato informa o que aconteceu e a opinião transmite a interpretação do que aconteceu.
É comum haver uma seção chamada Editorial ou Carta ao Leitor nos grandes jornais ou revistas, que reservam um espaço predeterminado para os editoriais em duas ou mais colunas, logo nas primeiras páginas internas.
Os boxes (quadros) dos editoriais são normalmente demarcados com uma borda ou tipografia diferente para marcar claramente que aquele texto é opinativo, e não informativo.
Na chamada "grande imprensa", os editoriais são apócrifos — isto é, nunca são assinados por ninguém em particular. O editorial está normalmente em Jornais, revistas e artigos de internet.
Estrutura de um Editorial
O editorial se constitui de uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão.
* Introdução – Geralmente nessa parte é retratada a ideia principal que será discutida adiante. Assim, por meio de uma leitura bem atenciosa do primeiro, quando muito do segundo parágrafo, temos condições de detectar acerca do assunto em questão;
* Desenvolvimento (corpo do editorial) - Nessa parte são expostos todos os argumentos, justificados por comentários e opiniões por parte do próprio jornal acerca do assunto discutido;
* Conclusão – Como o próprio nome já nos indica, representa o fechamento das ideias antes abordadas, ou seja, geralmente se apresentam as devidas soluções para o problema levantado durante todo o texto, como também, em vez de se pautar por esse aspecto, pode apenas possibilitar que o leitor reflita sobre o assunto.
Tipo de Texto
Podemos dizer que o editorial é um texto mais opinativo do que informativo.
O editorial possui um fato e uma opinião. O fato informa o que aconteceu e a opinião transmite a interpretação do que aconteceu.
Pelas características apontadas acima, podemos dizer que o editorial é um texto: dissertativo, pois desenvolve argumentos baseados em uma ideia central; crítico, já que expõe um ponto de vista; informativo, porque relata um acontecimento.
O jornal que apresenta matérias excessivamente críticas e opinativas e que não possui um ambiente separado para editoriais é considerado “de opinião”!
Contudo, contrariando o fato do editorial levar em consideração a opinião do jornal como um todo, muitos editoriais de revista mostram apreciações feitas por autores que assinam o texto e muitas vezes até mostram o rosto em uma foto!
Diferenças entre Carta e Editorial
Carta Normal
Local e Data
Destinatário
Saudação
Interlocução com o destinatário
Despedida
OBS: Esses itens estão na ordem em que devem aparecer.
Carta ao Editor
O Editorial, embora não seja propriamente uma carta, pelo menos não no sentido mais comum a que costumamos atribuir este nome, costuma
...