Noção De Cultura
Trabalho Escolar: Noção De Cultura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: monicammelo • 8/1/2015 • 736 Palavras (3 Páginas) • 371 Visualizações
1. Disserte sobre o conceito de cultura, seu surgimento e diferentes significados que lhes foram atribuídos.
A cultura, a meu ver, é tudo aquilo pelo qual o homem pode se manifestar. A linguagem, a música, pintura, as roupas que vestimos... Tudo isso é cultura. Ela é tudo a nossa volta e não há como viver sem estar inserida nela. Entretanto, pouco se sabe como ela surgiu.
As indagações acerca do homem, ao longo do século XIX, e de sua diversidade deram origem à etnologia. Dentro desta, o conceito de cultura - originário do termo alemão “kultur” - surgiu como um instrumento para suprir as lacunas existentes. Uma das missões dos etnólogos é, portanto, compreender as diversidades existentes na unidade humana.
Antes o determinismo biológico vigora, acreditava-se que as diferenças genéticas hereditárias causavam as diferenças entre os povos. Com o advento do conceito de cultura, pode-se dizer que quem determina essas diferenças é a história cultural de cada grupo. Havia, também, a crença de que as diferenças estavam nas raças, existindo uma superior as outras.
Uma das acepções do termo cultura foi dada pelo antropólogo Edward Burnett Tylor. Segundo Denys Cuche (1999 apud TYLOR, 1871), cultura e civilização são: “um conjunto complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, o direito, os costumes e as outras capacidades ou hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro da sociedade”.
Dessa forma, cultura, nada mais seria, que uma declaração do conjunto da vida humana em sociedade e seria adquirida, não dependendo da hereditariedade. Ele afirmou, ainda, que as diferenças estavam nos diferentes estágios evolutivos da sociedade. Tylor era adepto do evolucionismo, isto é, todas as diferenças entre as pessoas seriam igualadas em um determinado período da evolução, sendo assim, todos virarão civilizados. No estágio mais alto se encontrava a sociedade europeia e no mais baixo, as sociedades primitivas.
Já para Franz Boas a diferença consistia não nas raças, nem na natureza biológica entre primitivos e civilizados, mas na cultura. Ele buscava estudar as diferentes formas culturais, não sendo nenhuma superior à outra. Para ele, a tarefa do antropólogo era esclarecer o que liga o homem a sua cultura. Vale ressaltar que foi ele, também, que questionou o método de pesquisa, aconselhando, sempre, a prudência na hora de pesquisar. Segundo Cuche (1999, p. 45), cada cultura, de acordo com o pensamento de Boas, era:
Dotada de um “estilo” particular que se exprime através da língua, das crenças, dos costumes, também da arte, mas não apenas desta maneira. Esse estilo, este “princípio” próprio a cada cultura influi sobre o comportamento dos indivíduos.
Para sociólogo francês Emile Durkheim, o conceito de cultura está intimamente ligado às maneiras de pensar, de sentir e de agir. Dessa forma, não existiria uma civilização melhor que a outra, muito menos, diferenças entre a natureza dos primitivos e civilizados. Cabe salientar que Durkheim, em seus estudos, utiliza o termo cultura como sinônimo de civilização.
Enquanto que o Lévy-Bruhl põe em questão as diferenças de mentalidade entre os povos, imagem esta próxima da ideia de cultura. Para ele, as formas de mentalidade surgiram uma da outra, tratando-se, portanto, em dois períodos
...