O Antropologia de Mocambique
Por: 826776005 • 21/8/2015 • Resenha • 2.190 Palavras (9 Páginas) • 6.167 Visualizações
Introduçao
O presente trabalho de pesquisa com o tema intitulado Historia da Antroplogia , iremos abordar sobre a antropologia cultural bem como os grupos ertnicos-linguistico de mocambique.
Este tema é de extrema importancia porque nos permitirá compreender melhor a cultura do povo moçambicano
Historia da antropologia em moçambique
Etmologia da antropologia
Etmologicamente a palavra antropologia provem do grego antro-homem, logia-ciençia.
Conceito da antropologia
Antropologia e uma ciençia que se preocupa em estudar o homem na sua totalidade fisica e socio-cultural.
Objecto de estudo
O objecto de estudo da antroplogia é o homem como um homem fisico e socio-cultural, isto é visando buscar as diferenças e as semelhanças entre grupos etnolinguísticos de origem e localizaçao espaçial diversas tradiçoes tem sido apontada como tema central da especulaçao antropológica, delimitando o objecto de estudo com relaçao com as demais ciençias.
Localizacao geografica de moçambique
Moçambique e um pais da costa oriental da Africa austral que tem como limite; a norte a Tanzania, a noroeste Malawi e a Zambia, a oeste o Zimbabwe, a Africa do sul e a Suazilandia, a sul a Africa do sul, a leste a seccao do oceano indico designada por canal de Moçambique.
Historia da Antropologia em moçambique
Para o caso de moçambique , podemos situar as origens da antropologia no quadro da colonizaçao portuguesa. Assim, para entender-mos a evoluçao da antropologia em moçambique, teremos que revisitar parte da história da antropologia colonial portuguesa.
Segundo Marílio wane a área de ciençias soçiais em moçambique é relativamente nova e vem passando por rápidas e constantes transformaçoes.
Para compreende-las, talves seja necessario fazer mençao a alguns aspectos da historia recente do pais. Moçambique se tornou independente de portugal em 1975 , duas decádas depois dos primeiros processos de independençia no continente ; essa conquista tardia se deve ao anacronismo do colonialismo portugues, que tinha nas suas possessoes na África a sua unica fonte de riquesa. Desse anacronismo resulta outra característica distinta de moçambique – e outras ex-colonias portuguesas que é o fato de ter- se libertado por via de uma luta armada e nao por acordo com a “metrópole” como foram as primeiras independençias africanas . Alem disso , por força das circunstançias , logo em seguida , Moçambique se alia ao bloco soviético no contexto da guerra fria e se instaura um regime socialista no pais.
Assim o colonialismo e o sociolismo deixaram marcas profundas na sociedade moçambicana contemporánea em geral, e como nao podia deixar de ser , também na produçao intelectual. Para a Antropologia , isso significou um longo período ostracismo no momento imediatamente posterior á socialista de que a disciplina era um ‘ instrumento do colonialismo’... e realmente era. Aqui devemos nos reportar ao desenvolvimento da Antropologia colonial ( nao apenas portuguesa) se pautava pelo velho ‘ conhecer para melhor dominar ‘ , irmao mais novo do ‘ dividir para conquistar ;, somando a isso há o fato de que o colonialismo portugués se deu sob um regime fascista – a ditadura de salazar – no qual a interesses do governo. Por sua vez, o soçialismo do pós –independençia tambem implicou nesse tipo de subordinaçao , desta ves tendo como substrato o materialismo historico de Marx. O ostracismo a que a antropologia foi relegada durante a vigençia do regime foi radical: de 1975 a 1992 a disciplina simplesmente nao constava dos currículos da universidade.
Antropologia colonial
A Partir do século XӀX e primeira metade do século XX, a etnografia associa-se a procura de uma identidade nacional.
A identidade nacional deve ser encontrada entre povo e nao entre as classes urbanas no poder ( que nao conformam o autenticamente portugues , nao serem rurais , apesar de puderem ter uma existencia muito antiga.) nesta fase , estabelecera-se as seguintes associacoes simbólicas:
Autentico-unico para um povo - oque tem longa existencia – primitivo-costume popular-ípico.
A contece que o popular de hoje e regeitado como má cultura, e o popular de ontem é definido como tradicional. Curiosamente o que antes era so hegemonico e burgues é agora considerado como popular. Estes processos soçiais relacionam-se com a constante redefiniçao e com a necessidade de perpetuaçao da burguesia.Ha uma constante nessecidade de redefiniçao , de procura dessa autenticidade fugida , que a soçiedade burguesa nao encontrará em si mesma. Isto nao significa uma subvalorizaçao de si propio , mas uma relaçao de amor-odio perante as camadas sociais no seio das quais as sociedades burguesas procuram autenticidade.
A antropologia no pos-independencia em moçambique
A historia de que dispomos da antropologia em mocambique é recente. Tomando particularmente como exemplo os estudos no contesto da antropologia, a nossa analise situa-se no periodo pos-independencia onde as referencias ideologicas estao ligadasnuma primeira ÓAo alcancar-mos a independencia nao encontramos uma tradicao de pesquisa antropologica que pudesse fornecer orientacoes metodologicas válidas para uma abordagem sistematica e organizada da realidade social. Os estudos etnograficos mocambicanos foram realizados no ambito da administracao colonial, e tinha como objectivo conhecer a realidade social , afim de administrar, e, algumas vezes concomitantemente, fins folclóricos.
A emergencia das ciencias sociais bem como os seus pressupostos epistemológicos , ligados , por um lado, ao contexto historico ( social e idiologico) do processo cientifico, mas tambem a relacao entre a teoria e a prática e entre a ciencia e a ideologia.
O periodo historico que corresponde as tres ultimas decadas em mocambique foi marcada por duas grandes viagens:o desencadeamento da luta armada contra o sistema colonial e a sua derrota por uma luta articulada entorno de uma ideologia revolucionaria visando criar uma siciedade socialista.
Alcancada a independencia, tornava-se necessario explicar a luta de libertacao nacional , o sub-desenvolvimento e a luta de classe neste pais descolonizado. Um novo campo teorico se impunha , cujo as experiencias historica actual colocava certos numeros de problemas de ordem teorica e pratica so uma nova pratica de investigacao poderia abordar e resolver .
As caracteristicas de novas situacoes levavam a investigar as raises economicas da exploracao , as solucoes politicas e revolucionarias da sua eliminacao. A experiencia da luta armada ( os seus ensinamentos teoricos e metodologiicos) é considerada como uma das fontes de inspiracao de trabalho intelectual que se deseja inovador revolucionario e popular. Nas antigas zonas libertadas concretizaram-se os primeiros passos do processo da transformacao revolucionaria da sociedade mocambicana que sempre foi o objectivo central da luta armada de libertacao.
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