O Corpo Fala Cap.3
Ensaios: O Corpo Fala Cap.3. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gui0410 • 9/4/2014 • 570 Palavras (3 Páginas) • 3.109 Visualizações
O CORPO FALA – Capítulo 3
Trabalho realizado à partir da leitura do capítulo 3 do livro O Corpo Fala, compreensão do capítulo e exemplo com base no texto.
Piracicaba
2014
SUMÁRIO
1. Introdução 3
2. Desenvolvimento 4 e 5
3. Conclusão 6
Referência Bibliográfica 7
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo a compreensão do capítulo 3 do livro O Corpo Fala, com finalidade de nos mostrar as mais diversas formas de comunicação, mais especificamente a do corpo, com seus gestos e expressões que muito nos diz sem ao menos usar uma palavra.
DESENVOLVIMENTO
O capítulo 3 do livro O Corpo Fala, nos mostra que há outros tipos de linguagem além da verbal, a comunicação humana é aproximadamente de 50 a 70% não verbal. Não percebemos, mas em muito do que fazemos utilizamos o corpo para falar, ou seja, a comunicação também é feita através de expressões, gestos e atos corporais que mostram características, expressam sentimentos e posicionamento interno. São gestos como, por exemplo, o balançar da mão aberta e estendida, sem nenhuma palavra dita, já nos mostra que a pessoa pode estar se despedindo.
Utilizamos muito dessa linguagem, com o rosto, expressões que podem significar que a pessoa não gostou de alguma coisa, franzindo a testa e o nariz demostrando ter sentido algum cheiro ruim, ou mesmo um sorriso. Um sorriso transmite tudo àquilo que nós somos e estamos a sentir, não custa nada e cria muito, pode significar inúmeras coisas. Podemos concluir que em várias situações do dia, utilizamos de gestos e expressões que não são necessárias palavras para se compreender.
Para descobrir os sinais que estão além das palavras, basta um pouco de observação no comportamento das pessoas e de seus impulsos naturais diante de determinadas situações.
No Hotel em que um dos participantes do grupo trabalhava, veio um senhor até a recepção informar que o quarto dele não havia sido arrumado. O homem falava inglês e uma ou outra palavra em português como quarto e limpar. Virando as mãos para os lados, ele “mostrava” a placa e indicava a cabeça com um dos dedos, dando entender que havia se esquecido de virar a placa que fica na maçaneta da porta e indica que o apartamento está para limpeza. Apontando para o quarto e com um por favor, foi possível entender: “Meu quarto está desarrumado, esqueci de virar a placa, por favor, peça à camareira para limpar o apartamento.”
Essa situação nos mostrou que a principal ferramenta para compreensão foi o corpo, mas também ideal para concluir quão é necessário o estudo de outros idiomas para além do conhecimento, sabermos
...