O DESPRESO INADEQUADO DO LIXO
Artigo: O DESPRESO INADEQUADO DO LIXO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dejavit • 15/9/2013 • 523 Palavras (3 Páginas) • 464 Visualizações
INTRODUÇÃO
O lixo são resíduos difíceis de serem capturados pelo serviço de limpeza, com impacto significativo sobre a estética das cidades, saúde pública, meio-ambiente e cofres do Estado.
O descarte é feita de forma inadequada, seja desperdiçando resíduo reutilizável, seja lançando resíduos em áreas impróprias, com as consequências da contaminação do subsolo pelo chorume, proliferação de doenças, emanação de gases etc. E com o excesso de lixo em locais desapropriados o risco de incidência de animais alem de servir de abrigo e alimento como ratos e inseto - transmissores de doenças - aumenta.
As principais preocupações estão voltadas para as repercussões que podem ter sobre a saúde humana e sobre o meio ambiente (solo, água, ar e paisagens).
Neste sentido, este trabalho busca mostrar as conseqüências causadas pelo destino incorreto do lixo, bem como propor formas de minimizar e de recuperar os resíduos gerados, garantindo a saúde e segurança da população.
A mídia brasileira tem uma influência, no que se diz a conscientizaçãojá que é um meio acessível a quase todas as classes sociais, um exemplo disso são programas de televisão e sites na internet. Muitas empresas usam da ideia de reciclar e reutilizar objetos que estavam no lixo para transformar em um ‘marketing ambiental’, e que às vezes funcionam [como forma de construir uma imagem positiva da empresa, um tipo de marketing ambiental que, às vezes, funciona].Os governos precisam adotar medidas como a coleta seletiva que não é presente em todas as cidades, além dos aterros sanitários que precisam estar longe da população, para não causar nenhuma doença.
Possíveis soluções.
A solução para tal questão não depende apenas de atitudes governamentais ou decisões de empresas; deve ser fruto também do empenho de cada cidadão, que tem o poder de recusar produtos potencialmente impactantes, participar de organizações não-governamentais ou simplesmente segregar resíduos dentro de casa, facilitando assim os processos de reciclagem.
Penso que a solução tem de ser buscada em várias frentes. Ao lixo deve ser aplicado o conceito dos 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. Percebo que não se
valoriza tanto a educação da sociedade nessa direção, de reduzir o volume de resíduos. Então, temos de atuar em quatro pontos fundamentais, incluindo a mudança de hábitos de consumo para diminuir o descarte.
Com reciclagem não se poluir o planeta,alem de também ser uma forma de gerar emprego e renda para famílias necessitadas.
Conclusão.
Embora o lixo seja considerado uma grande ameaça à vida, verifica-se que é possível minimizar seus impactos, ao se adotar medidas preventivas, abandonando práticas de consumo exagerado ou então, conscientizando a população, seja em relação ao destino ou às formas de reciclagem do lixo gerado. Assim, é necessário que governo e sociedade assumam novas atitudes, visando gerenciar de modo mais adequado a grande quantidade e diversidade de resíduos que são produzidos diariamente. Estas práticas não só reduzirão o volume de resíduos produzidos diariamente, mas também permitirão o exercício de reuso, culminando num melhor gerenciamento dos
...