O ESTUDO DE CASO
Por: ramiltonteixeira • 29/8/2019 • Resenha • 516 Palavras (3 Páginas) • 231 Visualizações
No material titulado como “Implementação de Registro Eletrônico de Saúde no Central City Medical Group” é mostrado
A Central City Medical Group é considerada pelos cientistas e organizações médicas como o sustentáculo nos cuidados primários, servindo como referencial nos tratamentos e medidas preventivas das principais doenças que assolam o mundo como HIV/AIDS. No texto observa-se que, ainda que timidamente, a divulgação de uma nova vertente de cuidados destinado ao atendimento em domicilio do paciente, onde os profissionais de saúde como médicos e enfermeiros devem ofertar um atendimento mais humanizado ao paciente e seus familiares.
Segundo o texto, o indício percepcionado propõe a ligação entre os cuidados básicos e a evolução da saúde da sociedade, associado à otimização do desempenho do sistema de saúde, maximizando o acesso aos cuidados, a consultas de caráter preventivo, a qualidade do atendimento, diminuição das probabilidades de erros médicos, mais disponibilidades de medicamentos e tratamentos.
Nessa ótica, os autores enraízam a ideia de que os cuidados primários com a saúde são imprescindíveis para os indivíduos com quadros de doenças crônicas, diante da complexidade e necessidade de permanência das terapias, para isso, far-se-á uso de equipes de saúde, com o intuito de realizar um acompanhamento integral e humanizado tanto do paciente como da família, com visitas domiciliares e rotineiras, criando um mapa de prevenção destes pacientes pelos profissionais da saúde.
A concepção dos cuidados domiciliares, hoje é largamente adotada em todo o mundo, em que o enfermeiro assume papel de destaque tanto nas funções administrativas como também na liderança dos diagnósticos, elaboração e acompanhamento de terapia das doenças.
É nítido no decorrer do material, o uso de uma linguagem descomplicada, em que se demonstra a importância da reciclagem diária dos conhecimentos e a necessidade da modernização da gestão da saúde, com adoção de novos modelos de lideranças e de controle das informações, onde o sistema informatizado vem contribuir positivamente para maximização da oferta da prestação de serviços da saúde com eficiência e eficácia operacional fomentando a qualidade da assistência e ampliando o acesso dos pacientes.
Com a visão moderna do processo de saúde far-se-á importante à implantação de um planejamento meticuloso, norteado por uma liderança ativa e disposta a escutar seus colaboradores com o intuito de melhorar constantemente o sistema tecnológico, além de propagar a educação com o sistema eletrônico entre os profissionais de saúde em prol de promover um atendimento mais rápido, seguro e eficaz.
A tecnologia veio somar inúmeros benefícios ao bom andamento do sistema de saúde, com a barganha de um redesenho das atividades desencadeando uma padronização dos trabalhos. Contudo, se implantado sem um planejamento prévio, um projeto e cronograma pré-determinado, tal como o plano de comunicações entre as equipes que compõem as organizações, torna-se uma bomba-relógio, que apresentará sequelas em toda a gestão da entidade e no fluxo do trabalho.
Nessa toada, cabe perfazer que, o sistema eletrônico exige um alto investimento econômico prévio, no entanto, os benefícios se sobrepõem, haja vista que facilita o desenvolvimento das tarefas diárias dos profissionais da saúde, com a oferta de um atendimento minucioso do paciente com características humanísticas, aproximando assim o hospital, os profissionais de saúde da comunidade em geral.
...