O Estado Absolutista De Direito
Exames: O Estado Absolutista De Direito. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: niltonasilva2080 • 23/2/2014 • 349 Palavras (2 Páginas) • 523 Visualizações
TRABALHO DE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
ALUNO: NILTON ALEXANDRE DA SILVA
TURMA: 1º SEMESTRE NOTURNO
TEMA: O ESTADO ABSOLUTISTA NO OCIDENTE E MERCANTILISMO
RESUMO DA AULA DA SEMANA CIENTÍFICA
O Estado absolutista no ocidente foi um processo que resultou grandes mudanças marcadas por uma série de acontecimentos, Mudanças como: a acumulação primitiva do capital, eclosão da reforma religiosa, formação das nações, expansão do imperialismo ultramarino e a industrialização.
O Estado absolutista no ocidente teve seu início no século XVI, quando as sociedades européias entraram em grande crise, esse fato aconteceu no século XV e XVI, tendo como resultados grandes transformações no modo de produção feudal.
Os países pioneiros a aderirem ás transformações sócio-econômica feudal foram França, Inglaterra e Espanha (monarquias). Essa ruptura ficou bem caracterizada nas relações de trabalho feudal e no surgimento do capitalismo.
Segundo Engels, as monarquias eram um instrumento de equilíbrio entre classes e conflitos, referindo-se a nobreza feudal e a nova burguesia urbana. Já Marx, considerava a formação dos estados absolutista como fruto do capital burguês.
O Professor Luiz Gonzaga, na semana científica deixou claro que as lutas seculares entre as classes se resolvem em ultima instância no nível político da sociedade e não no econômico e cultural ou seja, e nas construções e destruições dos estados que eclodem as modificações básicas nas relações de produção enquanto subsistirem classes.
Finalizando, o Estado Absolutista no ocidente foi a centralização do poder político e militar nas mãos do monarca soberano rompendo com a soberania piramidal e domínios dos senhores feudais.
Quanto ao mercantilismo foi um conjunto de práticas econômicas desenvolvidas na Europa na idade moderna entre o século XV, (mesmo período que iniciou o ESTADO ABSOLUTISTA NO OCIDENTE) e o século XVIII. Essas medidas eram tomadas de acordo com cada estado e tinha como objetivo a unificação da economia interna e a fortificação dos estados nacionais.
Os modelos principais de mercantilismo foram:
Bulionismo ou metalismo – Quantifica a riqueza através de metais preciosos (Espanha);
Colbetismo ou balança comercial - onde prioriza a exportação sobre a importação (França) e
Mercantilismo comercial e marítimo – Como diz o próprio nome o comércio marítimo (Inglaterra).
...