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O Estruturalismo e Pós-Estruturalismo e Produção Cultural

Por:   •  21/8/2015  •  Resenha  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  893 Visualizações

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GIDDENS, Anthony. Estruturalismo, pós-estruturalismo e produção da cultura.

Marcelo Macedo Pedrada*

O autor Anthony Giddens introduziu o seu texto chamando que as correntes filosóficas tanto estruturalista e pós-estruturalista são tradições totalmente mortas de pensamento ainda por cima apesar das promessas juvenis não conseguindo promover a revelação que apregoavam na filosofia tradicional e na teoria social contemporânea, bem como na presente discussão ao invés de escrever-lhes o obituário que indica o que eles nos transmiti com todo o respeito a posses intelectuais que ainda podemos utilizar dentro da linguística estrutural, pois bem embora não haja transformado nosso universo intelectual da maneira que pretendiam ainda por cima chamaram nossa atenção para alguns problemas de considerável e duradoura importância. Ainda assim, tendo como base para fundamentar essa análise o pensador Giddens busca compreender alguns filósofos e cientistas sociais clássico, bem como: Saussure, Skinner, Schütz, Barthes, Benveniste, Bloomfield, Chomsky, Clarke, Culler, Derrida, Foucault, Lévis Strauss, Lacan e entre outros. Antes de tudo, o teórico separa o seu texto em seis temas distante fundamentais para que podemos compreender esses dois termos dentro da estrutura e produção cultural, ao longo do pensamento desses teóricos clássicos da ciências sociais o que podemos compreender é a visão de cada um deles, do mesmo modo o teórico Saussure tido como fundador da “linguística estrutural” e bem como Levis Strauss costumava dizer a causa da “antropologia estrutural” e do “estruturalismo em geral” para os outros pensadores o chamava de anti-histórico, ainda por cima os temas são chamados de problemas de linguística, a natureza relacional das totalidades, descentralização do sujeito, escrita e texto, história e temporalidade significação, produção cultural e escrita. Bem como, sem dúvida muitos duvidaram que existisse uma corrente de pensamento suficientemente coerente para antes de tudo ser designada como estruturalismo e sem analisar da designação ainda mais vaga de pós-estruturalismo, bem como afinal de contas muitas

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* Acadêmico do curso de licenciatura e bacharelado em ciências sociais – UNIFAP. E-mail: marcelopedrada48@outlook.com

Figuras se destaque assim dizendo pelo fato de rejeitarem esses termos e dizendo-os sem significado para a suas ideias, tendo visto a mal elaboração desses termos, toda via na etapa final da carreira mostrou-se mais cauteloso ao ter caracterização desse modo a sua abordagem, entretanto talvez nos escritos de Barthes tenha recorrido bastante em seus primeiros textos e mais tarde Levis Strauss no entanto as conexões se tornaram muito remotas, além disso Foucault, Lacan, Althusser e Derrida da divergem radicalmente tanto entre si quanto das vezes as ideias capitais de Saussure e Levis Strauss que pertence ao estruturalismo primitivo e os outros no pós-estruturalismo, ainda por cima a homogeneidade necessária para se falar de uma tradição filosófica distinta pode aparecer inteiramente ausente.

No entanto, apesar de tamanha diversidade de filósofos perante a essas correntes há grau de números de temas que temas que despontam em cada trabalhos de todos essas autores, além disso exceção feita a Saussure que são todos franceses que se emaranharam em redes de influência e contatos entre esses pensamento antigo e pós-moderno perante esses teóricos fundamentais em que ajudam nos compreender essas teses entre essas correntes. De certa forma, quando temos em mente os dois significados a uma diferenciação muito grande, bem como estruturalismo e pós-estruturalismo fica muito amplo em que se segue em primeira é Saussure e Levis Strauss e quando no segundo fica os outros e como se sabe uma identidade

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