O HOMEM COMO SER SOCIAL
Exames: O HOMEM COMO SER SOCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cacotozo • 18/9/2013 • 263 Palavras (2 Páginas) • 1.074 Visualizações
SOCIALIZAÇÃO: O HOMEM COMO SER SOCIAL
O animal e a natureza: Animal: harmonia; ação determinada por condições biológicas para a adaptação; comportamento idêntico. Uns reagem apenas instintivamente; outros permitem adestramento e geram novo comportamento. Algumas modificações permanecem com a espécie e são transmitidas biologicamente. Culturalmente conhece todas as criações humanas: relações dos homens entre si e com a natureza. Material ou espiritual; pensamento ou ação. Organização (instituições sociais, casamento). Costumes, alimentação, vestuário, construções leis, punições/recompensas, habilidades, capacidades.
Entendimento:
O Homem enquanto ser social partilha uma herança genética que o define como ser humano. A nossa estrutura cerebral permite-nos desenvolver a linguagem e interpretar os estímulos gerados.
É na capacidade de o ser humano se adaptar ao meio e de transmitir ás gerações seguintes as suas conquistas, é na sua capacidade de aprender que reside a linha que distingue o ser humano do animal.
O homem só se realiza como Pessoa na relação com os outros, relação
essa que tem vários níveis e assume múltiplas formas: Universalidade; Sociabilidade e intimidade. Na intimidade a pessoa tem uma consciência de si, baseada na racionalidade e nas emoções que, embora seja individual e interior, só se constrói com base em relações significativas com outros seres humanos. FALANDO em sociabilidade a pessoa encontra-se como membro de uma sociedade organizada, necessitando de passar por um longo processo de sociabilização até que possa assumir-se como um membro ativo da sociedade a que pertence. Não se pode dizer que a sociedade é uma mera soma de indivíduos, uma vez que cada individuo é, em si mesmo, um produto da cultura da sociedade a que pertence.
...