O Imperialismo
Pesquisas Acadêmicas: O Imperialismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cezarfechine • 21/7/2013 • 284 Palavras (2 Páginas) • 429 Visualizações
Resenha, texto: LENIN, Vladimir Ilitch. O imperialismo, fase superior do capitalismo. Ed. Centauro, 2010.
Em seu texto, Lenin define o imperialismo como a fase mais avançada e superior do capitalismo. O imperialismo tem como características principais a formação de monopólios nos diversos ramos da economia,a dominação da oligarquia financeira, o acirramento de uma disputa entre os países imperialistas pela hegemonia, e a partilha do mundo, pelas associações capitalistas e pelas grandes potências.
O que há de fundamental na transição do capitalismo para o imperialismo do ponto de vista econômico é a substituição da livre concorrência pelo monopolio, “O imperialismo surgiu como desenvolvimento e seqüência direta das propriedades essenciais do capitalismo em geral. (...) O que sob o ponto de vista econômico existe de essencial neste processo é a substituição da livre concorrência capitalista pelos monopólios capitalistas.” (pág.87). Os monopólios, que derivam da livre concorrência, não a extinguem, porém estão acima dela.
Em ''A partilha do mundo entre as grandes potências'' Lenin explica como a política colonial mundial encontra-se intimamente relacionada com o capital financeiro, mostrando o avanço das possessões coloniais das grandes potências e a relação entre as colônias e a escassez de materia-prima nos países desenvolvidos, “Quanto mais se desenvolve, mas se faz sentir a falta de matérias-prima, mais dura se torna a concorrência e a procura de fontes de matérias-primas no mundo inteiro e mais brutal é a luta pela posse de colônias” (pág. 82).
Em '' O imperialismo, fase particular do capitalismo'' Lenin sintetiza a caracterização do imperialismo, expondo cinco aspectos fundamentais que conduziram o capitalismo à fase imperialista. A obra expõe caracteristicas do imperialismo que ainda hoje se mostram presentes o que torna a obra de Lênin,escrita em 1916, extremamente atual.
...