O MOVIMENTO ESTUDANTIL NEGRO EM PROL DO SISTEMA DE COTAS
Por: Roberta Rosário • 5/9/2022 • Artigo • 5.143 Palavras (21 Páginas) • 125 Visualizações
MOVIMENTO ESTUDANTIL NEGRO EM PROL DO SISTEMA DE COTAS
Roberta do Rosário Tolentino de Jesus
Laís Beldel
Colégio Ana Tereza
3°ano
11/11/2019
RESUMO
O presente artigo objetivou expor que dentro do movimento estudantil existe uma parcela de pessoas negras que formam o movimento estudantil negro, demonstrando, então, as suas progressivas lutas em prol do sistema de cotas, especificando mais, pela manutenção das cotas nas universidades públicas e privadas. O método utilizado para a elaboração do trabalho foi baseado em análises de documentos, como revistas, notícias jornalísticas, livros e artigos científicos e acadêmicos sobre o tema. Tendo como resultados as conquistas que os negros cotistas tiveram para a manutenção da sua permanência nas universidades. Dessa forma, conclui-se que, para haver uma equidade no ensino superior entre brancos, negros, pardos e indígenas, é necessário ter o sistema de cotas nas universidades, facilitando o acesso dos mesmo nas instituições.
Palavras-chave: Estudantes; Movimento; Negros; Cotas.
1 INTRODUÇÃO
Os movimentos sociais começaram a tomar força depois da Revolução de 30, tendo seu ápice durante o Golpe Militar de 1964 indo contra o regime ditatorial. Essa ação consiste na junção de pessoas com mesmos interesses, a fim de buscar a mudança e a transformação da situação que incomoda esse determinado grupo na sociedade. Realizando ações como greves, manifestações, e atualmente ações virtuais.
O movimento estudantil (ME) já apresentava o desejo de formar uma entidade única e representativa para lutarem pelos seus direitos Durante a Ditadura Militar, o ME se fortaleceu embora a grande repressão da década de 60. Durante os 21 anos de repressão foram alvos diversas vezes dos militares por conta das suas manifestações contra o governo da ditadura. A luta desse movimento vai além de seus interesses pessoais, e sim, dos interesses de toda a sociedade, isto é, estão presentes em grandes lutas como o impeachment do presidente Fernando Collor de Mello.
O movimento estudantil é um grupo heterogêneo, contendo pessoas de todas as classes, raças/etnias e gêneros. Portanto dentro do ME, existe o movimento estudantil negro que tem como principal objetivo lutar pela diminuição da desigualdade social e racial, promovendo o acesso democrático de todos às universidades, pelo sistema de cotas.
Este artigo visa enfatizar as constantes lutas dos estudantes pelo acesso as universidades públicas e privadas, por meio das cotas raciais. Desse modo, serão realizadas análises de diferentes discursos acadêmicos, revisões bibliográficas e entrevistas com estudantes que se manifestam por essa causa.
...