O PROFISSIONAL CONTÁBIL - A VALORIZAÇÃO DO CONTABILISTA NAS EMPRESAS PICOENSES
Por: Ítalo Kennedy • 10/12/2017 • Artigo • 2.495 Palavras (10 Páginas) • 342 Visualizações
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RAIMUNDO SÁ
CURSO: CIENCIAS CONTABEIS
DISCIPLINA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
PROFESSOR: WILTON NEIVA DANTAS
ITALO KENNEDY DA SILVA CARNEIRO
O PROFISSINAL CONTÁBIL - A VALORIZAÇÃO DO CONTABILISTA NAS EMPRESAS PICOENSES
PICOS (PI),
2017
ITALO KENNEDY DA SILVA CARNEIRO
O PROFISSINAL CONTÁBIL - A VALORIZAÇÃO DO CONTABILISTA NAS EMPRESAS PICOENSES
Projeto de pesquisa apresentado ao curso: Ciências Contábeis da faculdade R.Sá – Picos-PI, como requisito parcial para a conclusão da disciplina Metodologia da Pesquisa Científica.
PICOS (PI),
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 03
1.1 Delimitação do tema 03
1.2 Problema 04
1.3 Objetivos 04
1.3.1 Geral 04
1.3.2 Específicos _ 04
1.4 JUSTIFICATIVA 04
2 FUNDAMENTOS TEÓRICOS 05
3 METODOLOGIA 07
4 CRONOGRAMA 08
REFERÊNCIAS 09
1 INTRODUÇÃO
O referido trabalho tem como objetivo principal fazer uma análise acerca da carência no que corresponde ao enaltecimento do oficio contábil nas empresas da cidade de Picos - PI, na contemporaneidade. A pesquisa será feita por meio do gênero da oralidade, através de diálogos com alguns profissionais da área, além de análises documentais e pesquisas bibliográficas acerca do assunto. Ao se fazer esta verificação sobre a valorização na contabilidade da cidade de Picos – PI é possível perceber que os trabalhos na área de contabilidade ainda se encontram restritos, o que facilita a produção desta problemática, dando assim uma maior evidencia à importância do profissional contador em qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.
O tema definido para a realização da pesquisa foi “O profissional contábil: a valorização do contabilista nas empresas picoenses”, e abordará de que forma as empresas da cidade de Picos - PI admitem o trabalho de contadores, dado que a essência da maioria destas é uma contratação parcial de serviços, ou seja, o contador não é livre para realizar o seu trabalho em sua totalidade, mas sim trabalhos específicos, como por exemplo, admissão e demissão de funcionários, emissão de notas fiscais, entre outros. Também, constata-se que há empresas que não possuem contador fixo, mas sim profissionais que só trabalham quando são solicitados, não havendo aquela frequência na profissão.
De acordo com o site da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP)[1], “a Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade”, o que nos remete a entender que toda e qualquer empresa necessita de um profissional que seja especializado e habilitado na área, primando pelo êxito da empresa e de todo seu corpo profissional. Sendo assim, a pesquisa busca perceber como o trabalho do profissional contábil é visto, sendo valorizado ou não na cidade de Picos – PI.
1.1 Delimitação do tema
A valorização do profissional contabilista nas empresas picoenses.
1.2 Problema
Os serviços contábeis prestados pelas empresas de contabilidade da cidade de picos induzem uma valorização do profissional contábil?
1.3 Objetivos
1.3.1 Geral
- Analisar como a profissão do contador é vista nas empresas picoenses.
1.3.2 Específicos
- Compreender como o profissional contábil se comporta frente ao trabalho nas empresas picoenses;
- Analisar se as empresas picoenses se sentem satisfeitas com o trabalho exercido pelo contador contratado;
- Entender a relevância do enaltecimento do profissional contábil nas empresas picoenses.
1.4 JUSTIFICATIVA
O tema selecionado exibe o valor dos benefícios onde o contador pode atingir efeitos e informações que ajudarão no desenvolvimento de gestão da empresa. Grande parte dos pequenos empresários se baseiam através de suas próprias experiência tomando decisões sem nenhuma informação qualquer, causando riscos a empresa, para evitar gastos, assim deixando restrita a função do contador. O trabalho do profissional contábil se torna incompleto concedendo a incerteza da colocação parcial do seu trabalho, onde sua ferramenta principal acaba se tornando vital nas tomadas de resoluções.
O profissional deve estar em constante formação e buscando ampliar seus conhecimentos e buscar desenvolvimentos de técnicas que atendem as necessidades da empresa. Essa elevação da valorização do profissional contábil e do reconhecimento foi confirmada no início da atual década, época em que voltou a ser obrigatória a aprovação no exame de suficiência para exercer a atividade contábil. O exame, que não era obrigatório desde o início dos anos 2000, voltou a ser por meio de um dispositivo de lei, obrigando os profissionais a elevarem o nível de conhecimento se quisessem obter autorização legal para o exercício da profissão.
A Valorização Profissional dar-se-á na medida em que a Classe Contábil assumir o papel de fazer da contabilidade um instrumento capaz de agregar riqueza às empresas, sendo visível e objetivamente mensurável pelo empresário, no que pese ao fomento de meios para o planejamento, registro adequado das mutações patrimoniais e a elaboração de relatórios que expressem o retrato fiel da organização e identifiquem e localizem as fontes responsáveis pelos resultados alcançados.
Os resultados serviram de base para avaliar aspectos que intervêm na motivação e satisfação dos contadores com relação as microempresas picoenses, os mesmos serão demonstrados por meio de gráficos para melhor interpretação, utilizando-se da análise quantitativa.
...