O Problema do relativismo cultural
Por: Victória Wanderley • 2/10/2018 • Resenha • 750 Palavras (3 Páginas) • 1.273 Visualizações
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Universidade de Brasília
Instituto de Ciências Sociais
Departamento de Antropologia
Disciplina:Introdução à antropologia Turma:F Prof.ªLívia Vitenti
Aluna:Victória Rodrigues Wanderley (16/0072719)
Fichamento
Herskovits, Merville J.O Problema do Relativismo Cultural. In_____. Antropologia Cultural.8. ed. São Paulo: Mestre Jou, 1999., p. 81-101
- Modos de vida
Esse é o primeiro ponto tocado por Herskovits. Ele diz que todos os povos julgam outros povos que têm um modo de vida diferente dos deles. Até os especialistas desempenham esse papel de julgar/avaliar quando classificam os modos de vida. “As avaliações são relativas ao contexto cultural de que surgem” (Herskovits, M.). Um exemplo dessa citação trazida pelo autor é a poligamia, as considerações feitas acerca dessa união conjugal por quem a prática evoca valores e crenças que pessoas que não a praticam podem não perceber e até mesmo repudiar.
- Princípio do relativismo cultural
Esse princípio baseia-se em dados obtidos pelos estudos de campo. Ernst Cassirer, filósofo alemão, explica essa teoria com a seguinte frase: “Os juízos de valores baseiam-se na experiência, e a experiência é interpretada pelo indivíduo em termos de sua própria endoculturação.” Um termo importante nessa citação é a endoculturação, ela consiste em um
Processo de aprendizagem e educação em uma cultura; também significa o processo que estrutura o condicionamento da conduta, dando estabilidade à cultura. Nesse sentido é sincrônica, pois possibilita a manutenção do padrão cultural de uma sociedade. 1
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1 Nascimento, Marcos.Processo Cultural – Antropologia 1
Disponivel em: http://fnjuris.blogspot.com/2014/08/processo-cultural-antropologia-1.html
Segundo Herskovits (1963, p.56), “a endoculturação do indivíduo nos primeiros anos de vida
- o mecanismo dominante para a formação de sua estabilidade cultural, ao passo que o processo tal como se opera em gente mais madura é muito importante na produção da mudança”. Por isso, segundo o autor, nenhuma cultura é uma estrutura fechada, pois ela se resume a uma soma das condutas e dos modos de pensar das pessoas em um determinado lugar, em uma determinada sociedade. Isso se dá porque essas condutas e modos de pensar podem variar de pessoa para pessoa dentro de uma mesma cultura, visto que cada uma lida com as adversidades da vida de maneira distinta.
- Etnocentrismo
“O etnocentrismo é o ponto de vista segundo o qual o próprio modo de vida de alguém é preferível a todos os outros” (Herskovits, M.). Essa visão de mundo é inata na maior parte dos indivíduos, mesmo que não a expressem.
O conceito de etnocentrismo acha-se intimamente relacionado ao de relativismo cultural. A posição relativista liberta o indivíduo das perspectivas deturpadoras do etnocentrismo [...] O etnocentrismo pode ser manifestado no comportamento agressivo ou em atitudes de superioridade e até de hostilidade. A discriminação, o proselitismo, a violência, a agressividade verbal são outras formas de expressar o etnocentrismo. Entretanto, o etnocentrismo apresenta um aspecto positivo, ao ser agente de valorização do próprio grupo. Seus integrantes passam a considerar e a aceitar o seu modo de vida como o melhor, o mais saudável, o que favorece o bem-estar individual e a integração social. 2
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