O Que Faz A Sociedade Brasileira Ser A Sociedade Brasileira?
Exames: O Que Faz A Sociedade Brasileira Ser A Sociedade Brasileira?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MBORGES • 27/3/2014 • 907 Palavras (4 Páginas) • 380 Visualizações
O Que Faz A Sociedade Brasileira Ser A Sociedade Brasileira?
A sociedade brasileira é formada por diversas etnias, a pluralidade cultural é um tema especialmente importante. A etnia brasileira é formada basicamente pelo branco europeu, pelo índio, pelo negro e pela miscigenação desses três elementos.
Dentre os diversos povos que formaram o Brasil, foram os europeus aqueles que exerceram maior influência na formação da cultura brasileira, principalmente os de origem portuguesa.
As primeiras décadas de colonização possibilitaram uma rica fusão entre a cultura dos europeus e a dos indígenas, dando margem à formação de elementos como a Língua geral, que influenciou o português falado no Brasil, e diversos aspectos da cultura indígena herdadas pela atual civilização brasileira. A cultura africana chegou através dos povos escravizados trazidos para o Brasil em um longo período que durou de 1550 à 1850. A diversidade cultural da África refletiu na diversidade trazida pelos escravos, sendo eles pertencentes a diversas etnias, falando idiomas diferentes e de tradições distintas.
A sociedade Brasileira é rica em cores raças culturas etnias, ou seja, ela é a miscigenação do mundo em um único pais.
E isto a faz diferente, única, resumindo Brasileira.
Quando se estuda a interdependência entre indivíduo e sociedade, sempre surge a discussão, sobre a construção e presença dos heróis, dos grandes homens e da ação deles na história como mecanismo de sustentação dos grupos sociais, ajudando a definir padrões de comportamento e papéis sociais ideais que constituem umas das funções das instituições educacionais. Portanto, os heróis são tipos positivamente sancionados de personalidade que os sujeitos sociais são levados a copiar e que contribuem para o processo de socialização.
Estes são alguns dos inúmeros heróis: Frei Caneca (história da Confederação do equador); D Pedro I (como herói de Independência); Zumbi (como símbolo de resistência à opressão); Pelé, Neymar e Ayrton Senna (nos esportes); Steve Jobs (na ciência e tecnologia); Getúlio e Juscelino (na política). Portanto, os heróis são em grande parte construídos pela mídia e capazes de transformar a sociedade.
Dessa maneira, é no passado onde podemos levantar as questões sobre como o brasileiro lida com a questão racial. A escravidão africana instituída em solo brasileiro, mesmo sendo justificada por preceitos de ordem religiosa, perpetuou uma ideia corrente onde as tarefas braçais e subalternas são de responsabilidade dos negros. O branco, europeu e civilizado, tinha como papel, no ambiente colonial, liderar e conduzir as ações a serem desenvolvidas. Em outras palavras, uns (brancos) nasceram para o mando, e outros (negros) para a obediência.
Porém, a miscigenação não exclui os preconceitos. Nossa última constituição coloca a discriminação racial como um crime inafiançável. Entre nossas discussões proferimos, ao mesmo tempo, horror ao racismo e admitimos publicamente que o Brasil é um país racista. Tal contradição indica que nosso racismo é velado e, nem por isso, pulsante. Queremos ter um discurso sobre o negro, mas não vemos a urgência de algum tipo de mobilização a favor da resolução desse problema.
A cultura do povo brasileiro é, basicamente, uma miscigenação de povos, crenças e costumes, com o predomínio da língua portuguesa.
A diversidade de músicas, a utilização da mão-de-obra em produtos artesanais, a criação de personagens, que caracterizam o folclore,e a inclusão de festas populares são influências marcadas pelos africanos e indígenas.
Na gastronomia resultou em hábitos alimentares completamente distintos como o churrasco, vatapá, arroz com feijão, feijoada, pé-de-moleque e brigadeiro.
No Brasil, a música é uma das mais importantes manifestações da arte e da cultura nacional, respeitada também internacionalmente. Merece destaque, pois vai além do mundialmente famoso Carnaval. No Rio de Janeiro temos, a bossa- nova, o samba. O Sul do País, especificamente o Rio Grande do Sul é reconhecido pelas canções gaúchas.
Outro costume que herdamos do índios é o de tomar ganho diariamente, coisa não muito comum em países europeus.
Instituição social é o conjunto de regras e procedimento padronizados, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade e que têm grande valor social. Em outras palavras, poderíamos dizer também que são os modos de pensar, de sentir e agir que a pessoa, ao nascer, já encontra estabelecidos e cuja mudança se faz muitas vezes com dificuldades.
Nos últimos anos percebeu-se uma transformação profunda quanto aos papéis familiares. O pai já não é mais o “chefe da família” e nem a mãe a “rainha do lar”. Ou seja, os filhos são criados por pai e mãe que trocam constantemente de papéis entre si.
Queiramos ou não, a família recebe grande influência do modo de reprodução em que está inserida. As relações básicas duma sociedade irão influenciar. Direta ou indiretamente, a estrutura familiar.
Em um país onde o analfabetismo ainda assusta, o processo seletivo para a universidade é excludente, falar das instituições educacionais e da própria
...