O Que é A Educação Social?
Pesquisas Acadêmicas: O Que é A Educação Social?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: monster46 • 10/11/2014 • 858 Palavras (4 Páginas) • 324 Visualizações
O termo Educação Social é difícil de definir, de momento não existe concordância acerca da delimitação deste conceito e da sua área de intervenção específica.
Em todo o adjectivo (social) que acompanha o substantivo (educação) indica que se trata de um tipo de educação. Existe no entanto uma dificuldade em definir qual os tipos de educação, mas no entanto pode-se considerá-la como uma educação que se designa como social.
Para Trilla (1996), existem três possíveis definições:
1. A Educação Social como uma educação que tem como objectivo o desenvolvimento social do indivíduo.Torna-se um conceito onde o adjectivo “social” se refere a um objectivo da educação. : o desenvolvimento social da pessoa. É, portanto, uma definição, que parte de critérios psicológicos, uma vez que, a Psicologia é uma ciência que estuda as dimensões da personalidade dos indivíduos. Segundo Quintana (1994) este foi um dos conceitos que surgiu inicialmente em Espanha.
2. A Educação Social como uma educação que tem como destinatários os indivíduos que se encontram em risco social. Nesta definição, trata-se de um conceito que nos remete para as questões e os problemas sociais dos indivíduos. Faz parte, portanto, de um critério sociológico (psicossocial).
3. A Educação Social como uma educação não formal. Nesta terceira definição, o ponto principal liga-nos directamente aos agentes, que se encontram nos contextos sociais. Podemos comparar esta educação não formal com a educação escolar. Neste caso, a base é fundamentalmente pedagógica, isto é, uma vez que segue alguns critérios da educação formal, da educação não formal, e da educação informal.
Bibliografia:
Adaptado de-
Parcerisa, A. (1999).Didáctica en la educación social- Enseñar y aprender fuera de escuela. Espanã:Editorial Graó
Definição de Educação Social
Do ponto de vista histórico, a Educação Social remonta ao século XVI, mas na prática aparece relativamente na época moderna, e não possui uma definição clara. Segue-se uma das definições possiveis:
Direito de cidadania que se concretiza no reconhecimento de uma profissão de carácter pedagógico, geradora de contextos educativos e acções mediadoras e formativas, que são âmbito de competência profissional do educador social, possibilitando:
A incorporação do sujeito da educação na diversidade das redes sociais, entendida como o desenvolvimento da sociabilidade e circulação social;
A promoção cultural e social, entendida como abertura a novas possibilidades de aquisição de bens culturais, que ampliem as perpectivas educativas, laborais, de ócio e participação social.
Segundo Álvarez Núñez, o educador social deveria reunir as seguintes qualidades:
Equilibrio e maturidade psíquica, para saber encarar positivamente as dificuldades e pressões que o trabalho com grupos pode originar.
Confiança nas capacidades do grupo e dos seus membros para fazer frente aos seus próprios conflitos.
Flexibilidade mental e emotiva: permite contemplar todas as situações grupais de todos os pontos de vista possiveís, assim como analisar as causas e consequências de tomar decisões a respeito.
Sentido de abertura. Tolerância e disponibilidade face aos outros, face aos sentimentos, opiniões e ideias, tentando sempre evitar formar juízos a partir da sua percepção da realidade e facilitando um clima de confiança mútua e apoio entre todos os membros do grupo.
Competência interpessoal: que implicaria capacidade para cumunicar de forma adequada, tanto verbal como não verbalmente, dependendo do papel que tenha nessa tarefa de comunicar com o
...