O Que é Empreendedorismo?
Artigos Científicos: O Que é Empreendedorismo?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Toni66 • 12/3/2015 • 1.998 Palavras (8 Páginas) • 176 Visualizações
Saiba sobre suas definições, casos de sucesso e cenários para o empreendedor.
Começamos pela definição de empreendedorismo. É o estudo dedicado ao desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação. Saber identificar oportunidades e transformá-las em realidade.
A importância do empreendedorismo está na geração de riquezas, promovendo crescimento, desenvolvimento. Gerar mudança tanto econômica quanto social.
Ser empreendedor
Ser empreendedor é possuir algumas das características como criatividade, pró-atividade, capacidade de organização, planejamento, responsabilidade, capacidade de liderança, habilidade de trabalhar em equipe, assumir riscos - calculados, controlar resultados, ter uma visão de futuro, aproveitar as oportunidades, ser agente de mudança, ser resiliente, saber ouvir, facilidade em comunicação e encarar os possíveis fracassos como uma oportunidade de aprender e ser melhor.
Fica difícil identificar um empreendedor diante de tantas características. Vamos a outras explicações.
Segundo Augusto Cury:
Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história... Quantos projetos você deixou para trás? Quantas vezes seus temores bloquearam seus sonhos? Ser um empreendedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la." Confira e siga a seção de Empreendedorismo aqui no Oficina.
Está melhorando. Para ser um empreendedor não basta apenas ter uma boa ideia e querer cria-la sem antes muita dedicação no trabalho e nos estudos. Conhecer o que você quer é o primeiro passo de um longo caminho. Sempre fui fascinado pelo mundo da inovação. O dono da venda da esquina que cria uma novidade e em pouco tempo seu produto está conhecido regionalmente. Passado mais algum tempo, esse pequeno empresário chama a atenção de investidores e acontece o que ninguém esperava, aquele negócio familiar se torna um grande empreendimento.
Encontramos na internet e em livros diversos conselhos, passo a passo entre muitos métodos de como se tornar um empreendedor. Em todas as fontes que encontrei, implicitamente ou explicitamente, a criatividade é a principal lição. Explorar a criatividade em vários cenários, aprender sobre os mais diferentes assuntos estimulam a inovação. Por que inovar é tratar coisas de sua realidade de forma diferente e acreditar na sua ideia também é um ponto muito forte do empreendedor. Você compraria o que você está vendendo? Depois de ter certeza que sim, buscar o consumidor e torná-lo um fã do seu produto.
Canvas: Business Model Generation
Ter ideias não é algo que possa ser ensinado. Particularmente, o processo de ter ideias vem em momentos de descontração. Por isso, tenho sempre em atalhos blocos de anotação para rascunhos de ideias súbitas que complementarei em outro momento mais tranquilo. Estamos passando por um momento que merece muita atenção pois possuímos condições de acesso a uma grande quantidade de conhecimento mas se esse conhecimento não for utilizado de forma criativa, não adianta nada. Com imaginação pode-se se criar tudo.
Segundo o vocalista da banda Iron Maiden Bruce Dickinson, o mundo dos negócios é como o oceano. “Se você fica parado, como o peixe, você será comido por tubarões. Se você tem fãs, clientes fiéis, então você tem algo realmente valioso. Desenvolver negócios é desenvolver algo valioso. Se você quer ficar no mercado, tem que pensar o que é valioso e o que seu negócio faz que seja único e especial.”. E completa que a relação pessoal, com contato olho no olho, é o que faz negócios darem certo.
A seguir, um vídeo que exemplifica o que é ser empreendedor. O "Sonhos que mudam o mundo" publicado no canal da Endeavor Brasil deixa materializado que acreditar no seu sonho e dedicar-se para realizá-lo é empreender.
Dia do Empreendedor
Aproveite e leia isto:
• Startup: o que é?
• O perfil do empreendedor digital no Brasil [infográfico]
• Conexão Kinghost em Porto Alegre
O empreendedor ganhou um dia para ser homenageado na data de primeiro de julho onde se comemora o Dia do Empreendedor Individual.
Casos de sucesso
O empreendedor tem como característica básica o espírito criativo e pesquisador. Ele está constantemente buscando novos caminhos e novas soluções, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas. A essência do sucesso é a busca de novos negócios e oportunidades, além da preocupação com a melhoria do produto. Empreendedores questionam a realidade e fazem acontecer a evolução todos os dias, em todas as partes do Brasil e do mundo. Solucionando problemas de outras pessoas, de outras empresas ou de toda a sociedade, seus negócios são os grandes promotores do desenvolvimento.
Falar sobre casos de pessoas que tiveram resultados que ultrapassaram suas perspectivas é a forma de incentivar o empreendedorismo. Por isso, segue a história de sucesso de uma empreendedora que aproveitou a oportunidade e acreditou na sua ideia.
Uma paulista, nos anos 90, que instalava cópias do Windows em empresas de Brasília. Após ser conseguir uma reunião com o dono da Microsoft, decide diversificar os negócios. Suas empresas, hoje, faturam em torno de 450 milhões de reais.
Aproveite e leia isto:
• Dicas para a criação de um projeto Startup
Cristina Boner conversou com o exame.com e falou alguns detalhes sobre sua história de superação. Hoje, a frente do Grupo Globalweb, aos 56 anos, acho válido citar alguns detalhes de sua carreira de sucesso.
Os negócios que hoje faturam valores milionários iniciaram quando decidiu fazer o curso de Processamento de Dados na PUC de Brasília após largar a faculdade de arquitetura pois as notícias diziam que era uma área promissora. E relata que a diferença de comportamento foi percebida logo no início. Um curso onde a maioria dos alunos, nerds, passavam horas em frente as máquinas, Cristina buscava estágios para entender as necessidades do mercado em computação pois o objetivo era abrir um negócio no setor. Após a formatura,
...