TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Social e a Sociologia

Por:   •  14/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.908 Palavras (16 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ-UECE

CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS – CESA

GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

O SERVIÇO SOCIAL E A SOCIOLOGIA

JÉSSICA RAQUEL DE SOUZA

VANESSA BEZERRA NUNES

FORTALEZA – CE

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO .…………………………………………………………………………… 03

2. A SOCIOLOGIA E SUA ORIGEM ………………………………………………………. 04

2.1 Do surgimento da Sociologia ……..………………………………………………… 04

2.2 A importância da Sociologia ………………………………………………………….. 06

3. O SERVIÇO SOCIAL E SUA ORIGEM …………………………………………………. 07

3.1 Do surgimento do Serviço Social ……….…………………………………………… 07

3.2 A importância do Serviço Social ……....…………………………………………….. 09

4. CLASSES SOCIAIS ……………………………………………………………………….. 10

4.1 Movimentos de classe …….……………………………………………………………. 11

4.2 Questão social …………………………………………………………………………… 12

5. CONCLUSÃO …………………………………………………………………………….... 14

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS …………………………………………………….. 15

1. INTRODUÇÃO

O intuito deste trabalho é destacar as semelhanças e relações que o Serviço Social pode ter com as ciências. Em primeiro lugar, é preciso destacar que o Serviço Social não se enquadra na categoria de ciência, ele está enquadrado na categoria de trabalho, profissão. Mas isso não impede que ele se relacione com várias ciências, e no caso deste trabalho especificamente, a ciência escolhida a se tratar será a Sociologia.

E obviamente, existe um motivo para essa escolha. Acreditamos que a Sociologia e o Serviço Social se relacionam mutuamente. Primeiramente por suas diretrizes. A Sociologia como ciência social se propõe a estudar os fenômenos sócias, através de métodos rigorosos. O Serviço Social, como uma técnica, terá como objetivo lidar com a habituação do homem em uma determinada sociedade e com os quadros sociais sobre suas necessidades. É fácil, verificar a partir de aí que se fixa uma zona em que o contato se estabelece de forma natural.

Além disso, percebemos que o modo de como os dois surgiram teve muito em comum. Ambos surgiram com as desigualdades de classe, os desequilíbrios sócias, a forma precária em que operários estavam inseridos no contexto da industrialização e etc. Mas apesar de todas as semelhanças, de seu processo originário, vão se moldar a sua maneira e desenvolverão também diferenças.

É sobre esse assunto que nos propomos a tratar neste trabalho, utilizando como fontes livros, artigos e o conhecimento obtido em sala de aula, o que nos possibilitou uma maior afinidade com o assunto e a escolha deste tema. Os demais aspectos sobre as relações entre o Serviço Social e a Sociologia, virão no decorrer deste trabalho.

2. A SOCIOLOGIA E SUA ORIGEM

A Sociologia estuda o homem. O sociólogo não estuda fenômenos de que ninguém mais toma conhecimento, porém ele olha estes mesmos fenômenos de uma maneira diferente. De acordo com a autora Eva Maria Lakatos, podemos definir Sociologia como:

Estudo científico das relações sociais, das formas de associação, destacando-se os caracteres comuns a todas as classes sociais, fenômenos que se produzem nas relações de grupos entre seres humanos. […] A Sociologia, desta forma, é o estudo e o conhecimento objetivo da realidade social. (LAKATOS, 1996, P. 22-23)

A Sociologia estuda o homem em seu geral, com características e relações que podem ser observadas, em qualquer sociedade ou em suas especificidades. Esse estudo da sociedade como um todo e do homem como um ser social propõe uma ciência que trate de maneira comum de todos os eventos e interações humanas ou que supere o campo de atuação das disciplinas inerentes.

O bom profissional desta ciência é um homem interessado em obter conhecimentos novos, aberto a novas realidades e experiências que lhe trarão uma enorme riqueza intelectual.

2.1. Do surgimento da Sociologia

A Sociologia se manifesta a partir do pensamento moderno, a medida que o pensamento científico evolui, ele ocupa, com a Sociologia, um espaço do conhecimento ainda não absorvido pelo saber científico o que podemos chamar de mundo social. Ela surge num contexto histórico que coincide com a desagregação da sociedade feudal e a consolidação do capitalismo e representa o resultado de um conjunto de pensadores que se dispuseram a entender as mais novas situações de existência que estava em curso.

As mudanças que ocorriam nas esferas da política, cultura e economia que se avivam a partir do século XVII estabelecem uma divisa considerável para o surgimento da Sociologia e além disso colocaram questões jamais vistas anteriormente para os homens da Europa ocidental que vivenciavam as transformações que lá vinha acontecendo. Com as Revoluções Industrial e Francesa, seriam aplicados os dois lados de um mesmo processo, a introdução do capitalismo. Devido aos acontecimentos que a dupla revolução estimulou, por volta do ano de 1830, aparece a palavra Sociologia, onde os movimentos citados acima são responsáveis por torna-a possível e por sua precipitação.

A Revolução Industrial apresentou além da introdução da máquina a vapor e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (76.1 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com