O contributo da sociologia para o ambiente educacional
Projeto de pesquisa: O contributo da sociologia para o ambiente educacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: calini • 28/10/2014 • Projeto de pesquisa • 2.566 Palavras (11 Páginas) • 348 Visualizações
Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Trabalhos Gratuitos
Trabalho Completo Contribuições Da Sociologia No Meio Educacional
Contribuições Da Sociologia No Meio Educacional
Astonishing Act By 25 Male Victims Who Were Sexually Assaulted. Shocking But Inspiring! | BuzzWok.com | The Best Buzzing Stories Frying In One Place (Buzzwok)
Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias
Categoria: Outras
Enviado por: lebriga 04 outubro 2013
Palavras: 1722 | Páginas: 7
INTRODUÇÃO
Powered By BRApp×A sociologia da educação é uma disciplina que estuda os processos sociais do ensino e da aprendizagem, quanto os processos institucionais e organizacionais nos quais a sociedade se baseia para prover educação a seus integrantes, e as relações sociais que marcam o desenvolvimento dos indivíduos neste processo são analisados por esta disciplina. Sociologia da Educação é a vertente da Sociologia que estuda a realidade sociológica e educacional, bem como os processos educacionais de socialização do indivíduo em meio a sociedade e momento histórico. Tem como propulsores Augusto Comte, Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber. Durkheim é o primeiro a ter uma Sociologia da Educação sistematizada em obras como Educação e Sociologia.
A SOCIOLOGIA COMO SUPORTE PARA A EDUCAÇÃO; UMA VISÃO DE MUITOS
A sociologia baseada na visão de Augusto Comte (1798-1857) realizou pesquisas relevantes sobre a sociologia e como deveria ser estudada para compreender a sociedade. Comte ao longo de suas obras dedicou-se de forma profunda, propondo a adoção de um método científico para o estudo e compreensão da organização política na sociedade moderna, embora não fosse dele o conceito× Sociologia, emprestou diversos elementos de vários pensadores contemporâneos para estruturar seu próprio sistema de pensamento, criando assim o positivismo, que de acordo com× Bezerra de Carvalho e Wilton Carlos Lima da Silva:
“... representa uma ruptura com o idealismo filosófico (doutrina que reduz o ser ao pensamento ou a alguma entidade de ordem subjetiva, como o espírito, a consciência, as ideias, a vontade, entre outros, que tornam-se a base para a compreensão da realidade)...”
Vivendo num mundo de constantes mudanças, essa ruptura, buscava superar o idealismo de determinadas sociedades, caminhando no mesmo sentido que o avanço das ciências naturais, vinculando o empirismo mediante a aplicação dos métodos das ciências naturais à filosofia, buscando resultados eficazes e de mesma importância para a sociologia, fazendo dela uma ferramenta intelectual com base filosófica positiva, naturalista e materialista para resolver problemas econômico-sociais.
A importância da× Sociologia para os futuros docentes está, especialmente, em fornecer-lhes instrumentos para a análise da sociedade, ajudá-los a pensar o lugar da educação na ordem social e a compreender as vinculações da educação com outras instituições (família, comunidade, igrejas, dentre outras). Isso significa tornar mais claros os horizontes de sua prática profissional e sua relação com a sociedade histórica e contemporânea. A Sociologia da× Educação dá oportunidade aos seus pesquisadores e estudiosos compreender que a educação se dá no contexto de uma sociedade que, por sua vez, é também resultante da educação. Compreendendo e caracterizando a inter-relação ser humano/ sociedade/ educação à luz de diferentes teorias sociológicas.
Grandes transformações ocorreram nos campos da imaginação, argumentação e observação que seria necessário pensar numa nova educação para a conclusão dessas transformações, em sua visão moral e técnica.
Segundo Comte, seria necessário que um entendimento alcançasse o desenvolvimento coletivo, para isso era necessário travar contato com a herança histórica, transmitindo seu movimento e resultado com a intermediação do professor como elemento de conexão entre o indivíduo e sua herança histórico-cultural.
O positivismo de× Comte no Brasil influenciou nas reformas educacionais da× República, refletindo sobre a ciência e todo o país. Entendia-se que o ensino deveria ser mantido pelo Estado e seria controlado e censurado pelo poder político impedindo o progresso.
Passados alguns anos, surge Émile Durkheim (1958-1917), que aprimora os conhecimentos obtidos por Comte e de maneira diferente a ele, imprime uma marca específica à Sociologia, baseado em métodos científicos,× Durkheim conduz a sociologia por meio da observação de instituições;
“pode chamar instituição toda a crença, todo comportamento instituído pela coletividade, sem desnaturar o sentido da expressão; a Sociologia seria então definida como a ciência das instituições, de sua gênese e de seu funcionamento” (DURKHEIM, 1978, p. 30).
Para Durkheim, a educação exerce grande poder manipulador nos indivíduos, obrigando-os aos seus costumes, conteúdos e hábitos numa determinada sociedade, maturados na escola, para que o individuo seja aceito em sociedade como um coletivo.
Assim,
“Cada classe, com efeito, é uma pequena sociedade, e será preciso que ela seja conduzida como tal – não como se fosse uma simples aglomeração de indivíduos independentes uns dos outros. Em classe, as crianças pensam, sentem, agem de modo diverso do que quando estejam isoladas...” (DURKHEIM, 1978, p. 74).
Ao estabelecer uma relação entre educação e sociedade, não desvinculamos o Estado que é o regulador da moral e exerce uma espécie de coerção na educação, concomitantemente com a sociedade e esta no indivíduo, ou seja, o Estado é um órgão regulador.
A educação sempre contribuiu para o desenvolvimento da sociedade. A qual busca nas raízes da educação o verdadeiro sentido para sua evolução cultural.. Pois, é através desta interação que existem contribuições, porque a sociedade só se torna moderna com a evolução da educação.
Existe uma grande busca de qualidade por parte da educação. Esta não é só uma preocupação da educação, mas também uma exigência da sociedade frente aos avanços tecnológicos e as mudanças nas áreas: econômicas
...