O estudo das principais etapas históricas que definem a universidade no tempo, especialmente no Brasil
Seminário: O estudo das principais etapas históricas que definem a universidade no tempo, especialmente no Brasil. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: cristianekern • 11/11/2014 • Seminário • 1.044 Palavras (5 Páginas) • 383 Visualizações
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1 (3,0 pontos)
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Disciplina: Universidade e Ciência
Curso:Odontologia
Professor: Alexandre de Medeiros Motta
Nome do aluno: Cristiane kern
Data: 17 10 2014
Para entender a trajetória da Universidade, como instituição, contextualizamos durante nosso estudo os momentos históricos que marcaram a sua formação, desde a antiguidade ocidental. Assim, estudamos as principais etapas históricas que localizam a universidade no tempo, em especial no Brasil.
Com base neste comentário e no texto apresentado na unidade de aprendizagem, aponte e argumente um dos efeitos da Reforma Universitária de 1968, por meio da Lei n. 5540, para o ensino superior brasileiro. A reforma Universitária de 1968 foi criada pra acabar com autonomia da Universidade perante o Estado e manter o controle político e ideológico da educação, com isso houve a contenção de gastos governamentais , por meio da expansão das faculdades isoladas ou privadas , contrariando a expansão do ensino público gratuito concretizando o processo de privatização sem precedentes no país.
Atualmente, a universidade tenta combinar três grandes aspirações: aspiração do indivíduo ao saber, da humanidade à verdade, da sociedade ao progresso e para isso ela vem ampliando suas funções na tentativa de responder com uma função de ensino, de pesquisa e de extensão. Estamos com a educação superior de massa nas mãos, muito distanciada já daquela que prevaleceu até os 60. A expansão do ensino superior ganhou o mercado com a proliferação da rede privada criada para suprir demandas não atendidas pelo setor público.
Após a revolução de 1968, ocorre a unificação do vestibular, passando a ser classificatório, a unificação das faculdades em universidades, sistemas de créditos e noi ano de 2005, a criação do Projeto Universidade para Todos (ProUNI).
Essas iniciativas buscavam vincular o ensino superior aos mecanismos de mercado e á criação de mão de obra técnica para as multinacionais.
O problema é que com o aumento progressivo das matrículas na rede privada e o insuficiente aproveitamento da capacidade instalada da rede pública, aparecem alguns problemas tal qual a desconfiança sobre os custos per capita de diplomação no ensino superior público, trazendo de volta o sempre polêmico e politizado tema da gratuidade do ensino.
Questão 2 (3,0 pontos)
Leia atentamente o texto que segue. Trata-se da representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente.
Gerente: — Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo
Cliente: — Estou interessado em financiamento para compra de veículo.
Gerente: — Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O Senhor é nosso Cliente?
Cliente: — Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco.
Gerente: — Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.
Bortoni-Ricardo. S. M. Educação em língua materna.
São Paulo: Parábola. 2004(adaptado).
Quando você estudou a seção que trata dos Estudos da linguagem, mais especificamente as variações de registro, certamente lhe ficou claro
...