O menino e a caixa
Por: netobjj2017 • 27/3/2017 • Resenha • 405 Palavras (2 Páginas) • 150 Visualizações
O menino e a caixa
O texto fala de um menino que todos os dias recebe centenas de coisas de um entregador, e na medida em que ele recebe, tudo é armazenado em uma caixa. O menino consegue manter, por um tempo, a ordem dos objetos, mas em determinado momento, pelo excesso de coisas, ele se perde na disposição e organização dentro da caixa, assim os objetos trazidos todos os dias pelo entregador começam a se acumular desordenadamente.
O entregador continua a sua rotina de trazer objetos, mas chega um dia que a caixa do menino está tão cheia que: Bum!!! Ela explode, e nesse momento o entregador observa que não há nada novo saído da caixa, que os objetos, por ele trazido, não se transformaram em nada novo, mas que havia sim uma pequena coisinha no fundo da caixa, uma ideia.
Minhas reflexões, em relação ao conto, é a de que: o entregador representa o professor, que todos os dias traz coisas novas, que podemos considerar que seja o conhecimento; o menino é o aluno que tem por objetivo armazenar esses conhecimentos e ideias trazidas e as organiza, cada uma ao seu lugar; e por ultimo, mas não menos importante, a caixa é o cérebro do aluno, o lugar onde as coisas, os objetos, o conhecimento e as ideias são armazenadas.
É importante salientar que, nesse processo de acúmulo de conhecimento e de ideias, o professor pode estar sobrecarregando o aluno, prejudicando seu desenvolvimento e seu aprimoramento, no que diz respeito aos conteúdos ministrados. Se isso for levado em consideração, é mais proveitoso para o aluno que esses conteúdos ministrados sejam melhor aplicados, visando sempre, não a quantidade, mas sim a qualidade do ensino proposto.
Diante disso é importante que, o profissional da educação melhore seus métodos de aprendizagem e de abordagem dos conteúdos propostos, visando sempre à absorção do conhecimento dos alunos, e não os amontoados de conteúdo que podem fazer com que o aluno aprenda muito pouco do que é ministrado pelo professor.
Portanto, tendo em vista tudo que foi proposto até este momento, no que diz respeito aos conteúdos do curso, tenho o cuidado de absorver com muita atenção todo o material disponível, para que nada passe despercebido. Desta forma acredito que será de maior proveito esmiuçar, detalhar e observar com muito cuidado cada objeto (conhecimento) lançado pelo entregador (professor), dentro da minha caixa (cérebro), e fazer desse rico material uma explosão de saberes e ideias.
...