O que é Educação?
Tese: O que é Educação?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunofefarias • 4/6/2014 • Tese • 323 Palavras (2 Páginas) • 251 Visualizações
O Que é Educação (2002)
Carlos Rodrigues Brandão
Cap. 1 EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM O ÍNDIO
“Ninguém escapa da educação” (Brandão. 2002. P. 7 )
“A educação é, como outras, uma fração do modo de vida dos grupos sociais que a criam e recriam, entre tantas outras invenções de sua cultura, em sua sociedade.” (Brandão. 2002. P. 10 )
“Assim, quando são necessários guerreiros ou burocratas, a educação é um dos meios de que os homens lançam mão para criar guerreiros ou burocratas” (Brandão. 2002. P. 11 )
Cap. 2 QUANDO A ESCOLA É A ALDEIA
“A educação existe onde não há a escola e por toda parte podem haver redes e estruturas sociais de transferência de saber de uma geração a outra” (Brandão. 2002. P. 13 )
“Na educação, como o homem a pratica, atua a mesma força vital, criadora e plástica, que espontaneamente impele todas as espécies vivas à conservação e à propagação de seu tipo.” ( Jaeger. apud. Brandão. 2002. P.15 )
“Quando um povo alcança um estágio complexo de organização da sua sociedade e de sua cultura; quando ele enfrenta, por exemplo, a questão da divisão social do trabalho e, portanto, do poder, é que ele começa a viver e a pensar como problema as formas e os processos de transmissão do saber” (Brandão. 2002. P. 16 )
“Os que sabem: fazem, ensinam, vigiam, incentivam, demonstram, corrigem, punem e premiam. Os que não sabem espiam, na vida que há no cotidiano, o saber que ali existe, vêem fazer e imitam, são instruídos com o exemplo, incentivados, treinados, corrigidos, punidos, premiados e, enfim, aos poucos aceitos entre os que sabem fazer e ensinar, com o próprio exercício vivo do fazer” (Brandão. 2002. P. 20 )
“O ensino formal é o momento em que a educação se sujeita à pedagogia (a teoria da educação). Cria situações próprias para o seu exercício, produz os seus métodos, estabelece suas regras e tempos, e constitui executores especializados” (Brandão. 2002. P. 26 )
...