O que é, como surgiu?
Tese: O que é, como surgiu?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kelly123456 • 7/10/2013 • Tese • 1.542 Palavras (7 Páginas) • 364 Visualizações
“ANTROPOLOGIA PARA QUEM NÃO VAI SER ANTROPÓLOGO"
I. O que é, como surgiu?
1. O que é Antropologia?
O estudo das Ciências Sociais é motivo de grandes questionamentos quanto a sua utilidade.
Afinal, o desconhecido de tal matéria é praticamente geral, mesmo entre os estudantes.
Além de que existe um grande pensamento equivocado em relação ao protótipo do antropólogo,
onde ele é visto como alguém da selva, em busca de aventuras e de desvendar histórias.
E muitas pessoas também os confundem com outros tipos de profissionais relacionadas com a
pesquisa histórica, como os arqueólogos, ou até com os paleontólogos, ao imaginar que eles estudam
os fósseis ou algo relacionado.
Outra complicação à cerca da Antropologia é quanto ao significado de seu nome, que diz ser o
estudo do homem, mas atualmente este é um conceito inválido, mesmo porque não tem um sentido
próprio e abranda o geral.
Entretanto, a Antropologia não tem um conceito claro, ela é um conjunto de estudos e pesquisas
das coisas que estão no nosso meio social, seja em relação à educação, à política, etc., envolvendo desde os índios até a sociedade contemporânea.
2. Como surgiu? Um pouco de história
A Antropologia surgiu na Europa, aproximadamente no século XI, e foi motivo de várias
comparações com a Sociologia, já que iniciaram da mesma forma devido aos contextos sociais
intelectuais, econômicos, políticos e culturais, sendo a Sociologia uma ciência da sociedade
industrial, sociedade esta que prevalecia na época.
Já a Antropologia teve uma forte ligação com o surgimento do capitalismo, sendo este parte de
sua origem histórica refletido nas teorias dessa ciência. Além disso, sofreu influências do
positivismo, do evolucionismo, entre outras correntes.
3. Evolucionismo Social e Positivismo, Meio e Raça.
3.1 Evolucionismo Social
O meio europeu daquela época teve fortes influências das Ciências da Natureza, nas quais se
destacaram os intelectuais Pierre Lamarck e Charles Darwin, ambos com teorias que tratavam da
evolução da sociedade que representaram um grande avanço.
Para Lamarck, as sociedades evoluíam por conseqüência de mudanças e adaptações no meio
ambiente. Para Darwin, a evolução do indivíduo se dava por meio de uma seleção natural. Mas
ambas tinham a mesma idéia de que o ser humano ia do mais “simples” para o mais “complexo”,
enfim, que ele evoluía.
E, por isso, vários outros pensadores da época resolveram adotar esse método, inclusive os
antropólogos, que levaram vários de seus aspectos para a ciência da Antropologia.
A partir daí, antropólogo Henry Lewis Morgan criou uma concepção de que existia
humanidade selvagem, bárbara e civilizada, por critério de evolução. Já James Frazer afirmou uma
evolução do pensamento, onde ele teria estágios que seriam magia, religião e ciência.
Mas essa idéia evolucionismo só teve realmente critério na sociedade Européia, porque os
mesmos se classificavam evolutivamente, considerando-se civilizados e tinham as colônias como
primitivas.
3.2 O Positivismo
O Positivismo também surgiu a partir das Ciências da Natureza, mas era levado para um lado
mais racional dos pensamentos ainda que com a ajuda dos meios naturais, nascendo a Sociologia
positivista através de Auguste Comte.
Para ele, as explicações dos homens para os fenômenos teriam passado por três fases: a
teleológica ou fictícia, a metafísica ou abstrata e a científica ou positivista, onde as explicações seriam
baseadas em ações sobrenaturais, em especulações filosóficas e nos métodos científicos,
respectivamente.
E, por isso, com o tempo, os antropólogos e sociólogos, passaram a não ter mais interesse em
estudar a sociedade de acordo com o meio natural e sim a ver o homem social como um ser racional.
Mas é importante destacar que mesmo que a Antropologia e a Sociologia tenham mudado o
método de suas pesquisas, existe ainda sim a presença do evolucionismo e do positivismo no nosso
modo de pensar e ver a vida social.
3.3 Meio e Raça
Durante algum tempo, a idéia do determinismo geográfico foi muito utilizada para explicar as
diferenças das regiões ou para explicar porque um lugar é mais desenvolvido do que o outro, dando
como reposta que o tempo quente ou frio nos torna mais trabalhador ou mais preguiçoso,
respectivamente, tendo o homem como um “produto do meio”.
Mas a Antropologia mudou essa perspectiva ao afirmar que mesmo as sociedades que são
semelhantes geograficamente ou climaticamente possuem diferenças em relação à cultura, já que é
uma questão de seletividade e não de causa e efeito.
O determinismo biológico também foi bastante utilizado, ao
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