Quando surgiu a Ergonomia
Artigo: Quando surgiu a Ergonomia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fernandoferrarez • 28/9/2013 • Artigo • 309 Palavras (2 Páginas) • 1.731 Visualizações
O que é Ergonomia:
Ergonomia é uma palavra que tem origem do grego “ergon”, que significa “trabalho” e “nomos”, que significa “leis ou normas”, podendo também ser substituído pelo termo Fatores humano (do inglês Human Factors).
Ergonomia designa o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe interações entre seres humanos e máquinas. O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho e formas eficientes e seguras de desempenhá-lo visando a otimização do bem-estar e, consequentemente, aumento da produtividade.
A ergonomia é um ramo da ciência econômica que se ocupa das questões relativas à vida laboral moderna, sobretudo na economia industrial. Trata da prevenção dos acidentes laborais, sugere a criação de locais adequados e de apoios ao trabalho, cria métodos laborais, sistemas de retribuição de acordo com o rendimento (valorização, estudo do trabalho), e determina tempos de trabalho, assim como a sua nacionalização, ainda que tudo isto enquadrado numa perspectiva humanitária de ver o mundo da empresa e as relações que nele se estabelecem.
Quando surgiu a Ergonomia:
Em 1700 o médico italiano Bernardino Ramazzini (1633-1714) foi o primeiro a escrever sobre doenças e lesões relacionadas ao trabalho, em devido sua publicação ("De Morbis Artificum"), foi discriminado por seus colegas médicos por visitar os locais de trabalho de seus pacientes a fim de identificar as causas de seus problemas. O termo ergonomia começou a ser usado, quando Wojciech Jastrzębowski o usou em um artigo “ensaios de ergonomia ou ciência do trabalho". em1857.
E Taylor no século XIX lançou seu livro "Administração Científica", que tinha uma abordagem que buscava a melhor maneira de executar um trabalho e suas tarefas.
No Brasil a ergonomia começou a ser evocada na USP, nos anos 60 pelo Prof. Sergio Penna Khel, que encorajou Itiro Iida a desenvolver a primeira tese brasileira em Ergonomia,
...