O que é serviço social?
Seminário: O que é serviço social?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: narlo • 10/6/2014 • Seminário • 519 Palavras (3 Páginas) • 132 Visualizações
Livro: O que é Serviço Social?- de ESTEVÃO, Ana Maria Ramos --
ESTEVÃO, Ana Maria Ramos. O que é Serviço Social? (Coleçãoprimeiros passos; 111). 7ª reimp. da 6ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 2011.
Ana Maria Ramos Estevão autora do livro “O que é Serviço Social?”,
Assistente social e professora,livre-docente, aposentada da UNESP, campus de Franca – SP. Atualmente coordena o curso de Serviço Social na UNIFEG Guaxapé – MG; com tudo isso concluo que a mesma tem autoridade e clareza para tratar do assunto.A autora começa a obra mostrando a visão das pessoas em relação ao assistente social sendo a moça boazinha que o governo contrata pra ter pena dos pobres. Depois disso ela mostra como foi osurgimento do Serviço Social no mundo e principalmente no Brasil. Ela traz como um ponto importante para o início da profissionalização do Serviço Social, que foi a fundação da Sociedade deOrganização da Caridade em 1869, que mostra a necessidade de se formar pessoas especifica para realizar aquele tipo de trabalho. Aborda também a importância dos escritos de Mary Richmond, assistente socialamericana, para a institucionalização do Serviço Social, e a necessidade de ter algo além desse caráter caritativo e religioso do começo do Serviço Social. Mostra também como tratar os problemas sociaisexistentes com algumas formas que são três: Serviço Social individual, depois o Serviço Social de grupo e com o passar das demandas do capitalismo chegamos ao Serviço Social de comunidade.
Elaaborda os pensamentos desenvolvimentista tornando como modelo os Estados Unidos e trazendo modernidade ao Serviço Social, mostra também que o Serviço Social conhece e começa a entender as lutas declasse, com a Geração 65 a autora mostra como eles começam a enxergar os problemas sociais com mais criticidade aderindo a teorias Marxistas, porem essa nova fase acontece em um momento difícil que
Resenha do livro O que é Serviço Social de Ana Maria Ramos Estevão
Desde que existem pobres, há gente que se preocupa com eles. Mas a partir do surgimento da sociedade capitalista, quando o lucrodeixou de ser pecado ou imoralidade, que a preocupação com as “classes despossuídas” e os problemas sociais e políticos que esta população poderia criar, tornou-se uma necessidade de defesa daburguesia recém-chegada ao poder.
Estado e Igreja vão dividir tarefas: o primeiro impõe a paz política (e com toda a violência necessária), a Igreja, ou melhor, as igrejas (Católica e Protestante) ficam como aspecto social: trata-se de fazer caridade.
Toda a assistência social nesta época é feita de forma não sistemática, sem qualquer teorização a respeito além de vagas justificativas religiosas eideológicas.
Assistência Social é a função em 1869 da Sociedade de Organização da Caridade em Londres, que se baseia em alguns pontos que fundamentaram a prática de toda a assistência social a partirde então. Temos de pensar, então, como e por que ou para que surge uma profissão.
Em primeiro lugar é quando ela se torna socialmente necessária e as práticas profissionais se gestam no laborcotidiano.
Em 1899, na cidade de Amsterdã, funda-se a primeira escola
...