ONGS
Resenha: ONGS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: flpigp • 19/6/2014 • Resenha • 237 Palavras (1 Páginas) • 109 Visualizações
Nas três ultimas década diante da globalização econômica, da hegemonia das políticas neoliberais, da degradação dos serviços públicos e do descaso do Estado, há um aumento considerado das Organizações não Governamentais – ONGs, para atender as necessidades população. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Brasil possuem aproximadamente 276 mil fundações privada e associações sem fins lucrativos, suprindo a deficiência deixada pelo Estado. (IBGE, 2002).
Desta forma as associações, fundações e ONGs constituem o terceiro setor. As instituições que fazem parte desse setor são mantidas pela participação dos voluntariados, desta forma os seus recursos para manter as instituições são de setores privados para fins públicos, mas ressaltando que mesmo com o terceiro setor prestando atendimento para melhorar a qualidade de vida da população, ainda é responsabilidade do Estado de suprir a necessidade da população conforme a Constituição Federal. (BRASIL 2008).
Portanto varias Leis, decretos e resoluções foram criados para atender o terceiro setor, dentre dessas leis a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), o Conselho Nacional de Assistência ( CNAS), através da resolução nº 31, as instituições tiveram que se adequar as normas legais. Neste segmento surge, mas um campo de atuação para o profissional do Serviço Social, pois devido o fato que o terceiro setor surgiu como forma de responder as expressões da questão social, o Assistente Social através do seu Projeto Ético Político busca meio de atender a essa demanda.
...