ORANIZAÇOE MODERNAS
Casos: ORANIZAÇOE MODERNAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jbobbio • 21/4/2014 • 798 Palavras (4 Páginas) • 169 Visualizações
ORGANIÇÕES MODERNAS
GIDDENS, Anthony. Organizações Modernas, In: Sociologia. 4ª Ed, Porto Alegre: Artmed, 2005.
A obra Organizações Modernas a ser analisada neste trabalho, foi produzida e escrita por Anthony Giddens. Giddens é natural de Londres e nasceu no dia 18 de janeiro de 1938, é um sociólogo britânico considerado por muitos como o mais importante filósofo, desenvolveu críticas e identificou como limitação teórica, contribuiu para a interpretação da teoria sociológica. Ele introduziu o termo estruturação para designar a capacidade de realizar as coisas e a estrutura social. Recebeu um prêmio em 29 de maio de 2002, prêmio este Príncipe das Astúrias para as Ciências Sociais. Foi diretor do London School of Economics and Political Science (LSE) de 19973 a 2003 e anteriormente foi professor de sociologia em Cambridge. Autor pelos menos de 39 livros. Sendo um deles “Mundo em descontrole” divididos em 5 capítulos, publicado pela editora Record em 2005.
Para esse autor as estruturas sociais estão intimamente implicadas na produção da ação, pois fornecem os meios pelos quais os atores sociais agem, bem como os resultados dessa ação. Chamado de crítico pós-modernidade, Giddens fala na reflexidade da modernidade.
O livro é escrito na crença de que a sociologia tem um papel-chave na cultura intelectual moderna e um lugar dentro das ciências sociais, em que propõe uma originalidade, introduz ideias e descobertas de diversos sociólogos, com abordagem clássicas e recentemente desenvolvida.
O capitulo em resumo relata sobre as organizações modernas, onde se discute as diversas teorias sobre as organizações citando exemplos de como pode identifica-las na organização, tendo como objetivo ampliar o conhecimento sobre as organizações e sobre a sua modernidade.
No primeiro tópico o autor inicia relatando como as organizações têm desempenhado um papel importante no cotidiano do ser humano, exemplificando onde podemos encontrá-las, fazendo uma comparação dos tempos atuais com antigamente, em que as mulheres davam a Luz a seus bebês na sua própria casa, regadas ao conforto do lar, as organizações hospitalares substituem as parteiras e o local do parto, as crianças que nascem já se tendo como obrigação de serem registrados nas organizações governamentais, registros esse que acompanha do inicio de vida até a morte. O fornecimento de água, de luz são sistemas organizacionais também, o autor quis expor o tanto que as organizações estão presentes na vida das pessoas.
É de grande importância o crescimento organizacional, pois trouxe vários benefícios, alguns deles foram citados pelo autor e resumidos acima, houve um questionamento considerável, a perda do vinculo sentimental do lugar onde nascemos, ficando uma sensação mecânica e fria, pois as mulheres passaram a ter filhos nos hospitais, e deixaram os laços afetivos do lar. Ao mesmo tempo em que transpareci essa sensação, o mais seguro hoje é os hospitais é mais seguro e oferece mais segurança tanto para mãe como ao filho, a evolução é necessária.
A teoria das organizações para Max Weber, conforme o autor relata, é visto como uma forma de controlar o tempo e o espaço das pessoas, em que tudo deve ser registrado e arquivado, sua visão organizacional é a organização burocrática
...