ORÇAMENTOS EMPRESARIAIS
Casos: ORÇAMENTOS EMPRESARIAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cdstere • 7/4/2014 • 3.260 Palavras (14 Páginas) • 204 Visualizações
SUMÁRIO INTRODUÇÃO .........................................................................................................................3
PROJEÇÃO DO FLUXO DE CAIXA ...................................................................................4
DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA .........................................................................4
RELATÓRIO.................................................................................................................7
DVA..............................................................................................................................8
ORÇAMENTO ESTÁTICO...........................................................................................9
ORÇAMENTO FLEXÍVEL..........................................................................................10
ORÇAMENTO ROLLING OU CONTÍNUO.................................................................10
ORÇAMENTO AJUSTADO........................................................................................11
ORÇAMENTO BASE ZERO......................................................................................11
CONTROLE MATRICIAL..........................................................................................11
TRIBUTOS................................................................................................................12
MÉDIAS.....................................................................................................................12REGIONALIZANDO...................................................................................................14
CONCLUSÃO............................................................................................................15REFERÊNCIAS..........................................................................................................16
1 INTRODUÇÃO
Aqui abordaremos os diversos tipos de orçamento empresarial, bem como sua s origens, objetivos e aplicabilidade.
A capacidade de previsão de uma empresa está na competência de gerenciar cenários futuros de uma forma dinâmica, rápida e eficaz. Uma das ferramentas para atingir este objetivo é o orçamento. O planejamento orçamentário deve ir além dos aspectos financeiros, é um retrato fiel e antecipado no ambiente em que a empresa atua, é a bússola do gestor, é o mapa das ações operacionais em busca da tradição da estratégia.
É através desta importante ferramenta que os gestores poderão visualizar as medidas que deverão ser executadas, bem como as expectativas a respeito do futuro da empresa.
As decisões importantes quando embasadas no planejamento e nos controles financeiros tem grande possibilidade de serem eficazes e de alcançarem êxito na empresa.
Fazer um planejamento orçamentário é uma necessidade diária das empresas nos dias de hoje, onde a concorrência está cada vez mais acirrada e o mercado cada vez mais exigente. Independente do porte da empresa o orçamento pode ser utilizado como instrumento de grande importância na tomada de decisões.
E tão importante quanto o sei planejamento é o acompanhamento de seu processo, esse controle deverá ser rigoroso, criterioso, porém flexível
PROJEÇÃO DO FLUXO DE CAIXA
DEMOSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA
A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) passou a ser um relatório obrigatório pela contabilidade para todas as sociedades de capital aberto ou com patrimônio líquido superior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais).
A demonstração dos fluxos de caixa, conhecida por DFC, de uma entidade são úteis para proporcionar aos usuários das demonstrações contábeis uma base para avaliar a capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como suas necessidades de liquidez.
A NBC TG 03 e o CPC n. 03 (CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE 2010a) fornecem as informações acerca das alterações históricas de caixa e equivalentes de caixa de uma entidade por meio de demonstração que classifique os fluxos de caixa do período por atividades operacionais, de investimento e de financiamento.
Na estrutura da DFC são usados alguns termos com os significados abaixo especificados:
Caixa compreende numerário em espécie e depósitos bancários disponíveis.
Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.
Fluxos de caixa são as entradas e saídas de caixa e equivalentes de caixa.
Atividades operacionais são as principais atividades geradoras de receita da entidade e outras atividades que não são de investimento e tampouco de financiamento.
Atividades de investimento são as referentes à aquisição e à venda de ativos de longo prazo e de outros investimentos não incluídos nos equivalentes de caixa.
Atividades de financiamento são aquelas que resultam em mudanças no tamanho e na composição do capital próprio e no capital de terceiros da entidade.
Temos dois métodos para elaborar a Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) podendo ser pelo método indireto ou pelo método direto.
O método indireto caracteriza-se por fazer a ligação do lucro líquido do exercício com o caixa gerado pelas operações da empresa.
Portanto, nesse modelo a DFC parte, obrigatoriamente, do lucro líquido apurado na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).
O método direto evidencia as entradas e saídas dos numerários. Ele consiste em classificar os recebimentos e pagamentos de uma empresa utilizando as partidas dobradas.
Uma das vantagens desse demonstrativo é facilitar
...