Obesidade infantil
Por: Raa G. Ferreira • 9/11/2015 • Projeto de pesquisa • 818 Palavras (4 Páginas) • 207 Visualizações
Definição do transtorno pesquisado / Estratégia utilizada para intervenção:
A obesidade infantil ocorre quando uma criança esta acima do seu peso normal. De acordo com Soares et al. (2011) a obesidade infantil é uma patologia crônica sua principal característica é o excesso de peso. Esse excesso de peso esta relacionado ao estilo de vida da criança, hereditariedade, fatores nutricionais, comportamento familiar, gestação, fatores pós natais, problemas psicológicos e o nível sócio econômico. Essa doença tem muitos fatores, mas sua principal característica é pelo excesso de tecido adiposo que é determinado por fatores genéticos, culturais e comportamentais.
Soares et al. (2011) salienta que esse aumento de peso pode trazer vários problemas graves de saúde para a criança como diabetes, pressão alta, problemas de vigília, estomago, coração, dificuldade de respirar, entre outros diversos problemas. É necessário levar em consideração que quanto mais tempo o individuo permanecer obeso, maior será a probabilidade de desenvolver uma má qualidade de vida.
As estratégias utilizadas para intervenção conforme Soares et al. (2011) primeiramente é necessário entendermos que o psicólogo não trabalha sozinho, então será necessário trabalhar em conjunto com uma nutricionista, fisioterapeuta, medico e etc.
Os hábitos e o estado de saúde da criança serão os fatores mais importantes há ser avaliado, para poder fazer a intervenção e conseqüentemente melhorar a qualidade de vida. O objetivo é diminuir o excesso de peso, utilizando de uma dieta e alimentação equilibrada, normalmente essas crianças acima do peso ingerem alimentos extremamente calóricos. É necessário avaliar se a criança passa muito tempo sentada ou parada na frente da televisão, jogando vídeo game e etc. fazendo com que ela faça mais atividades físicas. Mas não podemos esquecer-nos da família que será o fator primordial, sem a ajuda dos pais e familiares o tratamento não é eficaz (SOARES et al. 2011).
Resenha do artigo pesquisado
A obesidade e uma patologia crônica de acumulo progressivo de gordura corporal, pode estar relacionado a doenças crônicas degenerativas que traz complicações a saúde. Em crianças a obesidade e preocupante pois a tendência e aumentar o peso e isso leva complicações junto e reduzindo a qualidade de vida do indivíduo.
A obesidade pode encaminha outras doenças como problemas de circulação, problemas cardiovasculares, podendo levar a morte súbita, risco maior em cirurgias, problemas nos ossos, problemas dermatológicos, pode levar a diabetes tipo 2, problemas no colesterol, problemas gastro, maior tendência a câncer no endométrio, mama, reto e próstata, problemas de respiração como hipóxia, apneia do sono e asma.
Em relação com a comida a dieta tem um papel fundamental para achar um equilíbrio e ressaltando que hoje em dia os alimentos industrializados tem um teor de gordura saturada e colesterol bem elevado. Não e só esse o problema a alimentação mais também seria o número de horas que a criança passa em frente à televisão, vídeo game em vez de fazer atividade física.
Ele fala que a doença dos países desenvolvidos e a obesidade enquanto em pais menos desenvolvidos temos o problema de desnutrição. Por isso ressalta essa ideia e bem importante para buscar o que causa essas influencias.
Nesse artigo vamos falar de três características do estilo de vida e fatores nutricionais, hereditariedade e comportamento familiar e gestão e fatores pós natais.
O estilo de vida está ligado a alimentação inadequada das crianças por lanches rápidos e com valores nutricionais não adequados pela idade e a falta de exercício físico. A inadequação do sobrepeso do consumo calórico da pesquisa realizada de até 158% e o sedentarismo vem logo atrás. A tecnologia ajuda na obesidade pois em ambientes urbanos e mais difícil o espaço livre e o tempo dessas crianças e os pais usam da tecnologia como lazer.
...